Segunda a sexta: 07h 30 min às 11h 30min - 13h 30min às 17h 30min


NotíciasNotícias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia

Programa Santa Rosa Mais Bela incentiva a adoção de espaços públicos em Santa Rosa

Desde 2024, as empresas e instituições de Santa Rosa têm a oportunidade de contribuir para a preservação e manutenção dos espaços públicos da cidade por meio do programa Santa Rosa Mais Bela. Instituído pela Lei 5.430/18 e alterado pela Lei 5.855/24, o programa permite que empresas adotem parques, praças e outros locais públicos, promovendo melhorias e revitalizações. Para formalizar essa parceria, é necessário a celebração de um termo de cooperação entre as partes envolvidas.

De acordo com o programa, são passíveis de adoção uma variedade de espaços públicos, incluindo parques, praças, jardins, rótulas, pontos de abrigo de ônibus, e outros elementos de bens públicos, como quadras esportivas, monumentos e até mesmo mobiliários urbanos como bancos, pergolados e placas indicativas. Essa iniciativa busca além de embelezar a cidade, também proporcionar locais mais seguros e acessíveis para a comunidade. Nesta semana, a empresa Multicar Manutenção Automotiva entregou para a Prefeitura, um abrigo de ônibus no bairro Timbaúva. A empresa adotou o local e investiu mais de 12 mil reais para revitalizar o espaço, que agora conta com nova iluminação e uma tomada para carregar aparelhos celulares, proporcionando mais conforto para os usuários do transporte público. Além disso, outra parada de ônibus já foi adotada pela empresa Parktur, localizada no Centro, entre a Caixa Econômica Federal e o Supermercado Nacional.

Para empresas ou instituições interessadas em adotar um espaço público, o processo é simples. Elas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, apresentar uma proposta detalhada especificando o local a ser adotado e aguardar a análise da secretaria. A proposta será deferida ou não conforme os critérios estabelecidos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Eder, destaca que no conceito de Cidades Inteligentes existe uma fase que se chama “Compartilhada”, que é quando se tem um grau de maturidade dos cidadãos, que de forma voluntária, ajudam na gestão dos bens ou problemas das cidades. A adoção de espaços públicos, é um exemplo disto, “Essa é uma ação que visa engajar o setor privado, além de moradores e empresários, na melhoria da nossa cidade, ao mesmo tempo em que oferecem visibilidade para seus produtos e serviços. O programa é uma oportunidade de participação ativa na transformação da cidade, contribuindo para o desenvolvimento de Santa Rosa e o bem-estar dos nossos cidadãos”.

Ao adotar um espaço, a empresa poderá também divulgar seus produtos e serviços, promovendo sua marca por meio de publicidade, como banners, placas ou outras formas de comunicação, conforme as regras estabelecidas pela legislação municipal.

Pular para o conteúdo