Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Cruzeiro

Nesta quarta-feira (17), o Governo Municipal apresenta a retrospectiva da Unidade Básica de Saúde de Cruzeiro. Inaugurada em dezembro de 1995, a equipe que atua na unidade realizou em 2023, mais de 59 mil procedimentos. Diversas atividades foram destaque no ano, como palestras educativas, eventos com mulheres e ações do Programa Saúde na Escola – PSE. Em março, no mês da mulher, foi realizado o encontro: “Mulheres de Talentos da UBS Cruzeiro” e no mês de agosto, o Chá do Aleitamento Materno.

De janeiro a dezembro, a equipe multiprofissional realizou 59.641 procedimentos, incluindo as consultas médicas, vacinas, visitas domiciliares e os demais atendimentos com enfermeiro, dentista, nutricionista, psicóloga, educadora física e fonoaudióloga.  A UBS Cruzeiro é responsável por prestar o atendimento de saúde para 4.917 pessoas (2.043 homens e 2.174 mulheres). A Coordenadora Márcia Zalamena, destacou o trabalho realizado pela equipe, “Tivemos um ano de muitos desafios, mas com o esforço e empenho de todos os profissionais, conseguimos desenvolver ações de conscientização e promoção da saúde. Nosso objetivo é continuar oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade para os usuários da nossa unidade”.

Essa é a única unidade que possui uma Farmácia Distrital com farmacêutica em turno integral. Em 2023, foram realizadas na farmácia da UBS de Cruzeiro, 41.990 dispensações de medicamentos. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, ressalta que 2023 foi de grandes avanços na saúde pública de Santa Rosa, “O ano que passou foi muito significativo para o nosso município, após várias tratativas com os Governos Estadual e Federal, conseguimos implementar em Santa Rosa, o serviço de Cardiologia e Hemodinâmica. Uma importante ação realizada em parceria pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, FUMSSAR e Hospital Vida & Saúde, que vai proporcionar mais qualidade de vida para a população de toda a região Noroeste”.

Fazem parte da área de abrangência da unidade, os moradores das seguintes localidades: Cruzeiro (centro do bairro), Vila Nossa Senhora Aparecida, Alvora (Bomba d’Água) e Loteamento More Bem. Para o ano de 2024, o objetivo da coordenação é dar continuidade e fortalecer os grupos de ginástica, oficina terapêutica e rodas de terapia. A Unidade Básica de Saúde de Cruzeiro fica localizada na Av. Flores da Cunha, nº 1.322, no bairro Cruzeiro.