Retrospectivas Escolas Municipais: EMEF 15 de Novembro

Dando continuidade às retrospectivas das escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino, o Governo Municipal apresenta os dados do trabalho realizado em 2023, pela EMEF 15 de Novembro. A escola fundada em novembro de 1962, completou 61 anos de atuação e faz parte das 14 escolas de Ensino Fundamental do município. A EMEF possui atualmente 145 alunos matriculados, em turmas de pré-escola ao 9º ano. Em 2023, diversas ações foram realizadas, com destaque para as atividades dos projetos de Leitura, Tribos, Recolhimento de Latinhas, Incentivo ao Estudo, Horta Escolar, além da participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, desenvolvido pela Brigada Militar, Projeto Educação – Um olhar para o Futuro da SMEC, Musicanto Vai à Escola e a Gincana Escolar Hortigranjeiros.

A escola conta com oito salas de aulas, destas seis com TV e acesso à internet, biblioteca, sala dos professores, cozinha, refeitório, sala da direção, coordenação, ginásio de esportes (também utilizado pela comunidade) e parque infantil. Ao todo, 21 servidores atuam na instituição de ensino e realizam o atendimento aos estudantes. Além disso, a EMEF conta com Atendimento Educacional Especializado para alunos de inclusão. A Diretora Cátia Adriane Schubert Rodrigues, destaca o trabalho realizado na EMEF 15 de Novembro, “A escola valoriza a parceria com a família e a comunidade. Toda a equipe está empenhada em desenvolver ações ou projetos que tenham a finalidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem e formar cidadãos capazes de transformar a própria realidade e a do outro quando necessário”.

Para 2024, a intenção da direção é dar continuidade aos projetos existentes que possibilitam integrar os alunos a diferentes conhecimentos, estimulando diretamente o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressalta o empenho de todos os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, “Estamos muito contentes com o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas do município. A cada ano, recebemos novos alunos, criamos novas vagas e temos conseguido atender com qualidade, os estudantes de Santa Rosa”. A EMEF 15 de Novembro fica localizada no interior de Santa Rosa, na Linha 15 de Novembro.