Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Centro

O Governo Municipal apresenta nesta segunda-feira (15), os dados do trabalho realizado pela equipe da Unidade Básica de Saúde do Centro de Santa Rosa. Esta é uma das 18 UBSs que compõem o serviço da Atenção Básica da FUMSSAR. No ano que passou, cerca de 80 mil procedimentos foram realizados. Um dos destaques de 2023, foi a implementação do 3º Turno na unidade, que na época foi o 5º posto de saúde a oferecer o atendimento ampliado no município.

De janeiro a dezembro, foram realizados pela equipe multiprofissional que atua na UBS Centro, 79.692 procedimentos. Destes, 9.508 foram com o profissional médico, além dos demais atendimentos, de enfermagem, odontológicos, com psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social e educadora física. Foram realizadas também, mais de 3.546 visitas pelos Agentes Comunitários de Saúde. No 3º turno, desde a implementação do atendimento à noite, em junho de 2023 até o encerramento do ano, mais de 1.120 pacientes foram atendidos.

Além disso, diversas ações e projetos foram desenvolvidos na unidade, como os grupos de gestantes, tabagistas, ostomia, terapia comunitária, rodas de conversa, grupo de alongamento e educação física, atividades e palestras em datas comemorativas, ações do Programa Saúde na Escola – PSE e o rastreio de pacientes diabéticos. A Coordenadora da UBS do Centro, Jacinta Inês Lundin, ressaltou as atividades que aconteceram durante o ano, “Conseguimos realizar um trabalho com diversas ações diferenciadas para a população, inclusive com a disponibilidade do atendimento no terceiro turno. Pretendemos em 2024, continuar com nossas atividades em prol da saúde pública, sempre com empenho e dedicação. Meu agradecimento à equipe pelo comprometimento com o cuidado integral ao usuário e cidadão”.

A UBS do Centro foi inaugurada em agosto de 1975. A equipe é responsável pelo atendimento de 6.765 pessoas (2.851 homens e 3.914 mulheres). O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou que o município conta com uma saúde pública de qualidade, “Temos excelentes profissionais trabalhando diariamente no cuidado integral dos cidadãos. Santa Rosa tem avançado com a implementação de diversos serviços e na ampliação do atendimento para a população”. Fazem parte da área de abrangência da unidade, 59 ruas, 11 travessas e 10 avenidas do Centro de Santa Rosa.