FUMSSAR realiza o I Seminário Macrorregional de Atenção Primária à Saúde

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realizou nesta quinta-feira (23), o I Seminário Macrorregional de Atenção Primária à Saúde – Conectando Saberes. A ação foi realizada no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e foi transmitida ao vivo pela plataforma Youtube. Mais de 750 pessoas (403 de forma presencial e 354 online) participaram do evento. A atividade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e representantes de instituições que fazem parte da Rede de Atenção Primária à Saúde – APS.

As políticas públicas e estratégias para um atendimento qualificado na Atenção Básica, foram alguns dos temas debatidos. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou a importância da ação, “Foi um momento muito importante para avaliarmos os serviços de saúde nas UBSs, pois esta é a porta de entrada do atendimento ao cidadão e a principal condutora dos serviços de prevenção ao usuário do Sistema Único de Saúde”. A programação do evento contou com diversos palestrantes e profissionais especializados que atuam na área da atenção básica.

O seminário teve a participação da Diretora do Departamento de APS DA SES/RS, Tatiane Pires Bernardes, que parabenizou a Fundação de Saúde e a gestão municipal pela realização do evento, “Foi um prazer participar de um evento como este que trata sobre a Atenção Primária em Saúde. Santa Rosa está de parabéns, podemos ver aqui o quanto a APS do município é comprometida, organizada, com o monitoramento perfeito e ótima cobertura também. Foi um dia de experiências enriquecedoras, onde saímos extremamente felizes e gratos por esta oportunidade”. Na parte da tarde, foi realizada uma apresentação cultural pela Orquestra Jovem Santa Rosa.

A Diretora da Atenção Primária à Saúde da FUMSSAR, Dra. Fabiana Breitenbach, coordenadora do evento, ressaltou que Santa Rosa tem muitos avanços a serem comemorados na APS, “Foi um evento pioneiro com o tema da Atenção Primária à Saúde e surpreendente não só em relação ao número de participantes, mas também, pelos inúmeros municípios presentes, sendo uma ótima oportunidade de aprendizado e trocas”. Interessados em assistir o conteúdo do I Seminário Macrorregional da APS, podem acessar o canal da Prefeitura de Santa Rosa no Youtube: @prefeituradesantarosa1797 e acompanhar a transmissão que foi salva.