Rede de Proteção à Mulher realiza Trilha Reflexiva Interativa em Santa Rosa

A ação faz parte da campanha mundial de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

A Rede de Proteção à Mulher de Santa Rosa promove 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, com ações que vão até o dia 10/12. A ação conta com o apoio da Prefeitura e traz reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades. Entre as atividades programadas, ocorreu nesta semana, a abertura de uma Trilha Reflexiva Interativa. O objetivo é mobilizar toda a sociedade para conscientizar, prevenir e combater esse tipo de violência.

Esse período de 21 dias vai estar marcado por datas importantes, como o Dia Internacional para a Não Violência Contra as Mulheres, Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e o Dia Internacional dos Direitos Humanos. De acordo com a Gerente de Políticas para as Mulheres, Solange Griza, diversas ações de combate e prevenção foram amplamente trabalhadas durante todo o ano, em parceria com as instituições que fazem parte da Rede de Proteção à Mulher de Santa Rosa, “Sabemos que, em 21 dias, não vamos conseguir dar conta de todo um histórico, um ciclo de violências que infelizmente vemos acontecer todos os dias, no noticiário, na cidade ou no bairro em que moramos. Mas nosso principal objetivo é dar voz a muitas mulheres que estão silenciadas, não apenas pela violência doméstica, mas também institucional, política, patrimonial, obstétrica, enfim, de várias formas”.

A Trilha é uma coletânea de materiais disponíveis sem fontes abertas como textos, artigos, reportagens, ilustrações, áudios e vídeos que tratam do fenômeno da violência contra a mulher, suas causas e consequências. As estações reflexivas da trilha têm o objetivo de promover a reflexão, sensibilização e conscientização sobre a violência contra mulheres e meninas, em especial, no ambiente doméstico e familiar. A exposição está sendo realizada na Sala Valdir Dani, no Centro Cultural Prof. Fioravante Pedrazani, até o dia 10 de dezembro, é gratuita e aberta para toda a comunidade.