Santa Rosa sediou o Encontro Regional das Salas do Empreendedor

A Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia sediou na quarta-feira (17), o Encontro Regional das Salas do Empreendedor. O evento foi promovido pelo Sebrae RS e contou com a participação de outros 7 municípios além de Santa Rosa: Campina das Missões, Porto Vera Cruz, Três de Maio, Tuparendi, Humaitá, Santo Ângelo e Porto Vera Cruz.

Na oportunidade, foi realizada uma apresentação sobre as diversas ações executadas pelas Salas do Empreendedor no Rio Grande do Sul. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, deu às boas-vindas aos visitantes e ressaltou a importância da ação, “Este é um momento em que podemos compartilhar experiências e conhecer novas estratégias que facilitem o ambiente de negócios na nossa cidade. Nosso objetivo é simplificar cada vez mais os serviços, desburocratizar e dar mais liberdade para que os negócios possam se desenvolver aqui”.

Odaylson ainda destacou que Santa Rosa foi o primeiro município do Rio Grande do Sul a implementar a viabilidade automática, “Atualmente, somos um dos principais municípios do Estado no que tange a automatização, modernização e desburocratização das ações que estimulam o desenvolvimento de novos negócios, atendimento ao empreendedor e demais atividades vinculadas a Sala”. O Coordenador Estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae RS, Guilherme Dalla Rosa Osório, apresentou o regulamento aos municípios que se inscreveram na etapa de selagem no ano de 2024. Os participantes puderam tirar dúvidas e foram apresentadas soluções para a validação do processo.

As Salas do Empreendedor são pontos focais de atendimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e demais empreendedores potenciais. O objetivo do serviço é facilitar o processo de abertura e regularização de pequenos negócios. Os espaços funcionam como pontos de apoio, oferecendo informações, capacitação, formalização de empresas, orientações sobre legislações e acesso aos programas de incentivo ao empreendedorismo.