I Conferência Intermunicipal de Educação foi realizada em Santa Rosa

Nesta quinta feira (26), foi realizada em Santa Rosa, a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação dos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON. A ação aconteceu no auditório da UNIJUÍ e teve a participação de mais de 15 municípios. A atividade faz parte da preparação para a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2024, que irá ocorrer nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, em Brasília (DF).

Na oportunidade, foram eleitos delegados regionais que levarão as propostas para as demais conferências. O objetivo do evento foi viabilizar um espaço democrático, aberto e articulado entre o poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destacou a ação, “Foi um momento muito importante de troca de experiências e de debater temas importantes para avançarmos na qualificação do ensino”.

Na CONAE 2024, será realizada a elaboração do Plano Nacional de Educação, decênio 2024-2034, que incluirá o diagnóstico, as diretrizes, as metas e as estratégias para os próximos 10 anos. A etapa estadual ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro em Porto Alegre. No próximo ano, também serão apresentadas as 20 metas nacionais da Educação a serem cumpridas na vigência. Participaram do evento na UNIJUÍ, equipes das Secretarias Municipais de Educação e Fóruns Municipais de Educação da Região da AMUFRON, dos seguintes municípios: Santa Rosa, Horizontina, Três de Maio, Campina das Missões, Nova Candelária, Dr. Maurício Cardoso, Santo Cristo, Tucunduva, Porto Vera Cruz, Tuparendi, Novo Machado, Senador Salgado Filho, Independência, Porto Lucena, Alegria, Cândido Godói, Porto Mauá e Alecrim.