Projetos de Santa Rosa são destaque na etapa nacional da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, acompanhado de três servidoras, está representando Santa Rosa no 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems. O evento acontece em Goiânia, no período de 16 a 19 de julho e conta com diversas ações sobre saúde pública. Entre as atrações, está a 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, que busca dar visibilidade e reconhecer as boas práticas que ocorrem em todo o Brasil. Em um universo de mais de cinco mil experiências inscritas nas mostras estaduais, 535 passaram para a etapa nacional. No Rio Grande do Sul, 269 iniciativas gaúchas foram inscritas e 36 aprovadas, sendo que destas, 02 são de Santa Rosa. No último domingo (16), as servidoras da FUMSSAR, autoras dos projetos selecionados, apresentaram as experiências para um júri técnico.

O primeiro projeto santa-rosense apresentado foi o trabalho desenvolvido pela psicóloga e gerente da Rede de Atenção Psicossocial de Santa Rosa – RAPS, Flávia Albuquerque. Com o título, “CMR TEAcolhe Santa Rosa: Novos olhares e fortalecimento das redes de cuidado no autismo”, a servidora falou sobre a implementação e resultados do CMR TEAcolhe no município.  “Nosso objetivo foi compartilhar as experiências que tivemos através do programa que vem sendo desenvolvido na área do autismo, na Macrorregional Missioneira, sendo Santa Rosa uma referência no cuidado e no planejamento de ações. Falamos sobre os objetivos já alcançados, as capacitações e matriciamentos realizados, assim como, os desafios e ações que ainda virão. Sempre tendo como parte do cuidado, a família e as áreas da saúde, educação e assistência social”, destacou Flávia.

O segundo projeto, também voltado para a saúde mental e sobre a qualificação da rede de cuidados do município, foi o trabalho apresentado pela Assistente Social do CAPS AD Movimento, Marcia Dineia Quinsani.  O projeto traz a história dos Grupos de Música do CAPS AD Movimento e CAPS II Novo Rumo e tem como título: “CAPS: Musicalizando a Alegria de Viver”. Há nove anos, vem sendo desenvolvido os grupos de música nos CAPS de Santa Rosa. “Estamos aqui para mostrar nossa experiência exitosa realizada através do SUS. Percebemos ao longo desse tempo uma redução do nível de estresse e ansiedade dos nossos pacientes, com uma melhora das emoções e regulação do humor. Além disso, houve uma redução de recaídas em dependentes químicos, a diminuição das internações e de medicação. Tudo isso, com estratégias para promovermos saúde de forma leve, humanizada e descontraída”, ressaltou Marcia.

A cerimônia de premiação da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, vai acontecer nesta terça-feira (18), no auditório principal do congresso. Ao todo, 73 trabalhos serão premiados. Com mais de 10,8 mil inscrições confirmadas, o 37º Congresso do Conasems é o maior evento da América do Sul na discussão de saúde pública.