Equipe da Secretaria de Educação e Cultura participa do 1º Encontro de Justiça Restaurativa

Representantes da Secretaria de Educação e Cultura participaram do 1º Encontro Regional de Justiça Restaurativa. O evento foi realizado na Comarca de Santo Ângelo, pelo TJ-RS, em parceria com a Prefeitura de Santo Ângelo e a URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Na oportunidade, especialistas explanaram vivências, origens, experiências e falaram sobre o futuro da prática, voltada para a pacificação social.

A Justiça Restaurativa é um método que busca valorizar a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito. O objetivo é restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. A Secretária de Educação e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann, integrou o time de palestrantes e ressaltou a importância dos Círculos de Paz no município, “Este é um tema necessário que precisamos debater com mais frequência. Sabemos da importância de levar para dentro das escolas, uma reflexão sobre a cultura de paz na sociedade em que vivemos, desenvolvendo práticas de boa convivência e respeito, dentro e fora da escola”.

Também integraram a programação de palestras, a facilitadora Adriana Henchen e o Dr. Eduardo Sávio Busanello. Lires destacou ainda, a experiência das escolas através do programa municipal de práticas restaurativas denominado: “Santa Rosa pela Paz”, instituído através da Lei n° 5.467/2018. Através desta lei, a administração municipal também oportunizou um curso de formação, em Círculos de Paz, para servidores municipais, para difundir ainda mais, essa importante prática em todas as escolas da rede de ensino.

Skip to content