Ações de prevenção e combate à Dengue seguem sendo realizadas em Santa Rosa

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa divulgou na manhã desta quarta-feira (29), o boletim atualizado de casos de Dengue no município. No período epidemiológico registrado do início do ano, até hoje, Santa Rosa teve 34 notificações do vírus, sendo 09 casos confirmados e 11 em investigação. A FUMSSAR segue realizando ações de combate à doença, além de atividades de prevenção e conscientização da população.

Para diminuir os casos da doença, algumas medidas são essenciais, como: eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, ou seja, não deixar água parada, cobrir as caixas d’água, manter o lixo fechado, cuidar de piscinas e ralos dentro de casa, limpar as calhas e telhados, utilizar areia nos vasos de plantas e sempre deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo. Segundo o Presidente da Fundação de Saúde, Délcio Stefan, o auxílio da população é muito importante, “As medidas de prevenção são as nossas ferramentas para frear a disseminação do vírus, tendo em vista, que muitos objetos parados nas casas podem acumular água e favorecer o aparecimento de larvas do mosquito. Para isso, seguimos realizando ações de conscientização nas escolas e residências e sempre contando com a ajuda e colaboração dos santa-rosenses”.

A Fundação de Saúde orienta a população para que faça uso do repelente e reforça que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve manter a hidratação e procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para realizar o teste rápido. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Skip to content