15ª Conferência Municipal de Saúde foi um sucesso

A Conferência Municipal de Saúde, que ocorreu no último  final de semana, foi considerada um sucesso pela comissão organizadora. A comunidade compareceu nas atividades realizadas na Unijuí. Toda programação teve intensa discussão e muito conhecimento agregado através dos palestrantes.

A programação teve início no fim da tarde da sexta-feira (24) com apresentações artísticas da APADA e do CAPS. Após a aprovação do regimento interno da conferência foi realizada a abertura oficial. Na ocasião, o Prefeito Anderson Mantei salientou a importância da grande participação dos usuários no processo, além de pedir para que todos olhassem para frente para progredir ainda mais na saúde e sempre buscando a sustentabilidade do sistema.

Ainda no primeiro dia de atividades, foi realizada a palestra do Presidente da FAMURS, Paulinho Salerno que abordou o tema “Compromissos e metas assumidas no desenvolvimento do SUS”. Após, o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan falou sobre a evolução da Fundação, “Tivemos um avanço muito significativo ao longo desses anos, e podemos ressaltar nesses últimos 3 anos um destaque para o serviço voltado para o espectro autista, também para a saúde mental e a abertura do atendimento do 3º turno em 4 Unidades de Saúde(turno da noite)”.

Posteriormente, foi realizada a palestra de Dagmar Leila Zamboni, ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde e de Inara Ruas, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde. Elas trataram sobre o tema “Compromisso da participação do controle social nos avanços do SUS”.

No sábado(25), as atividades iniciaram com a discussão das propostas em 12 grupos de trabalho, onde os participantes discutiram e avaliaram as propostas demandadas pelos segmentos de usuários, trabalhadores de saúde, prestadores de serviço e gestores. Após ocorreu a fala do Dr. Arilson Cardoso e da fonoaudióloga Maribel Fachinetto, com o tema “Compromisso dos profissionais na construção do SUS”.

Posteriormente houve a apresentação da experiência exitosa do município de Esteio com o prefeito Leonardo Pascoal e do Secretário Gilson Abreu de Menezes de Esteio com o tema “Inclusão da Tecnologia na Saúde Pública” e a experiência exitosa de Santa Rosa no “Teleatendimento e Monitoramento de casos COVID” com Dra. Fabiana Breitenbach, Diretora da FUMSSAR.

O Presidente da 15ª edição da conferência, Ademir Rosa, enalteceu o momento de aproximação dos segmentos em prol de uma saúde pública melhor e de qualidade, “Tivemos momentos de muita emoção e vislumbramos muitas oportunidades de melhorias. Nossa conferência recebeu diversos elogios, com empolgação e sensação de dever cumprido de quem participou”. O município de Santa Rosa é referência em saúde na região, no estado e no país. O investimento no ano de 2022 foi de aproximadamente R$ 2.000,00 por habitante, sendo um dos maiores do país.