Comunidade se envolve com o tema saúde pública

As pré-conferências realizadas em Santa Rosa tiveram grande aceitação da comunidade. Vários temas foram debatidos e prioridades ficaram definidas para a Conferência Municipal de Saúde. A ação é realizada a cada 04 anos, em todos os municípios do Brasil, porém em Santa Rosa é realizada a cada 2 anos.

A Conferência conta com a representação de vários segmentos sociais e tem a finalidade de avaliar a situação da saúde da população. Também entra em debate a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde e os processos de trabalho da Fundação. A partir das discussões, são formuladas diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde, além de subsidiar a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal.

Para Ademir Rosa, Presidente da comissão organizadora, “Fizemos uma mobilização digna do tamanho da importância do nosso sistema de saúde pública de Santa Rosa. Foi uma grata surpresa a quantidade de pessoas que participaram e também a quantidade de delegados, que se prontificaram para validar e aprovar as propostas no dia 25 de março. As pré-conferências foram uma amostra do quanto nossa população dá valor ao sistema e tem interesse em sugerir melhorias”. Participaram ao todo, 1154 usuários.

A Pré-Conferência tem o objetivo de proporcionar maior participação das instituições e das comunidades nas discussões dos eixos da Conferência. Os delegados da Conferência têm a atribuição de discutir e deliberar sobre a temática do evento. Neste ano, o tema da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Rosa é: SUS e Controle social: Frutos da democracia para um amanhã de avanços e conquistas. A Conferência vai acontecer no auditório da Unijuí, nos dias 24 de março, com a abertura oficial às 18h30 e dia 25 durante o dia todo. Vão ter 345 delegados do segmento usuários que terão direito ao voto para aprovação das propostas.