Prefeitura decreta situação de emergência em razão das fortes chuvas

A Prefeitura de Santa Rosa emitiu nesta sexta-feira (03), o decreto nº 64/2024, que declara situação de emergência no município devido a anormalidade nas áreas urbana e rural afetadas pelos eventos climáticos de chuvas intensas. Os trabalhos continuam em toda a cidade. Equipes da Prefeitura e Defesa Civil realizaram uma força tarefa e vêm atuando em diversas frentes para ajudar as famílias atingidas.

Durante o dia, o vice-prefeito Aldemir Ulrich, junto com outras lideranças locais, visitou as regiões mais afetadas pela chuva. Ele também esteve na Central de Doações do município e agradeceu o empenho da comunidade, “Mais uma vez nossa comunidade mostrou o espírito do voluntariado e de amor ao próximo. Nosso objetivo é poder ajudar as famílias que perderam tudo e que agora, precisam recomeçar do zero”.

Aldemir ainda ressaltou que a Prefeitura segue realizando ações para resolver o quanto antes os diversos problemas ocasionados pelas enchentes, “Continuamos trabalhando intensamente para resolver todos os problemas causados pelas chuvas em Santa Rosa e acreditamos que logo vamos restabelecer tudo”. Outros pontos da cidade e do interior também estão sendo atendidos pelas equipes da Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Mobilidade Urbana.

A Prefeitura e a Defesa Civil emitiram um comunicado que não há mais risco de rompimento do lago localizado na sede campestre do Cisne. Dessa forma, os moradores que residem próximo ao local (Auxiliadora, Auxiliadora II, Bom Sucesso e Bom Retiro), foram liberados para retornar às suas casas. Na Unidade Central de Atendimento Municipal – UCAM, 08 pessoas de 2 famílias que perderam tudo, estão recebendo abrigo e assistência. As demais que estavam abrigadas no Ginásio Liminha, retornaram para suas residências.

Foi estabelecido um ponto central para doações no município. Estão sendo arrecadados no Salão Paroquial da Igreja Matriz (08h às 21h, todos os dias), materiais para ajudar as vítimas das chuvas. Os itens mais necessários no momento são: arroz, açúcar, feijão, sal, óleo de soja, água sanitária, sabão em pó, sabão em barra, sabonete, desinfetante, fraldas, travesseiros, farinha de trigo, leite, papel higiênico, balde, vassoura e rodo de chão. As pessoas que necessitarem de auxílio podem entrar em contato pelo telefone: (55) 3511-5110 (Desenvolvimento Social).

– Confira abaixo, o decreto na íntegra.