Prefeitura segue arrecadando donativos para as famílias atingidas pela chuva

Mais de mil pessoas já foram beneficiadas através da Central de Doações

O Governo Municipal estabeleceu na quinta-feira (02), um ponto central para doações em Santa Rosa. O objetivo da ação é auxiliar as famílias atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Equipes da Prefeitura e voluntários estão recebendo os materiais todos os dias, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, das 08h às 21h. Até o momento, mais de mil pessoas já foram beneficiadas com os donativos. Segundo a Defesa Civil foram registrados no município, 70 mm de chuva na madrugada deste sábado (04), até o início da manhã.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está auxiliando as famílias que precisam de doações. No momento, são itens prioritários: colchões de todos os tamanhos, travesseiros, cobertores e edredons, roupas de cama, toalhas de rosto e de banho, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. Cerca de 260 famílias já foram atendidas pela Central de Doações. Todas as equipes da Prefeitura em conjunto com as forças de segurança e outras instituições do município estão priorizando as ações para resolver, o quanto antes, os diversos problemas ocasionados pelas enchentes.

A Defesa Civil alerta a população para alguns cuidados necessários que as famílias devem ter ao retornar para casa. Ao realizar a limpeza da residência, utilizar luvas e botas. Atenção também, para estruturas afetadas, paredes e muros parcialmente destruídos. Não ligar eletrodomésticos se estiverem molhados para evitar choque elétrico e cuidar com o aparecimento de algum tipo de animal peçonhento. O vice-prefeito, Aldemir Ulrich, destaca que até o momento, o nível dos rios está 2 metros abaixo do nível e pede para que a população continue em segurança, “Neste momento em que muitas famílias já retornaram para suas casas, é necessário ter alguns cuidados para evitar acidentes. Nossas equipes estão atendendo os moradores atingidos e estamos atentos para atender as demandas da população”.

As pessoas que tiverem móveis para descarte podem deixar na frente das casas, que a Secretaria de Obras vai passar recolher nos bairros. A Prefeitura de Santa Rosa emitiu ontem, o decreto nº 64/2024, que declara situação de emergência no município devido a anormalidade nas áreas urbana e rural afetadas pelos eventos climáticos de chuvas intensas.