Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Esperança

Nesta terça-feira (07), o Governo Municipal apresenta a retrospectiva da Unidade Básica de Saúde da Esperança. Inaugurada em janeiro de 1984, o serviço faz parte da Rede de Atenção Básica do município, composta por 18 UBS’s que prestam o atendimento de saúde pela FUMSSAR. A equipe da UBS Esperança realizou em 2022, mais de 65 mil procedimentos. Além disso, diversas ações aconteceram no decorrer do ano, como: palestras educativas em saúde, ações do PSE – Programa Saúde na Escola, grupo de atividades físicas, grupo de tratamento antitabagismo, oficina terapêutica com atividades manuais e eventos especiais em datas comemorativas.

Um dos avanços de 2022, foi o aumento da carga horária de atendimento médico na UBS, que passou de 40 para 60 horas semanais. De janeiro a dezembro, foram realizados pela equipe multiprofissional 36.901 atendimentos e 65.005 procedimentos. Dos atendimentos prestados, 8.891 foram de enfermagem e 6.346 com o profissional médico, além dos demais atendimentos: odontológicos, com psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e educadora física. Foram realizadas também, mais de 9.200 visitas pelos Agentes Comunitários de Saúde e aplicadas 3.346 vacinas do calendário vacinal. O Coordenador da UBS Esperança, Aurio Carvalho Spengler, destaca que apesar dos desafios, o ano que passou foi de muitas conquistas, “Estamos conseguindo com o trabalho em equipe, realizar ações que promovam um cuidado integral da população. Nosso objetivo constante é continuar oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade para os usuários da nossa unidade”.

Em junho de 2013, a unidade que antes funcionava junto à UCAM, passou para o local onde está até hoje, no bairro São Francisco. De lá para cá, houve um expressivo aumento populacional na área de abrangência da UBS, isso devido a vários loteamentos localizados nesta região. A equipe é responsável pelo atendimento de 8.184 pessoas (3.777 homens e 4.407 mulheres). Fazem parte da área de abrangência da unidade, os moradores dos seguintes locais: Centro (da Rua Santa Rosa, esquina com Av. Santa Cruz até o Sesc), Vila Kerber, Vila Esperança, Vila Winkelmann, Vila Ouro Verde, Bairro São Francisco e Loteamento Figueira, assim como, algumas comunidades do interior: Lajeado Figueira, Linha Faxinal e Lajeado Paulino. Além dos usuários residentes na área de abrangência, a Unidade de Saúde da Esperança atende também, crianças e adolescentes institucionalizadas na Apromes, usuários em internato na Avipae e o público acolhido no Albergue Municipal.