Carnês de IPTU começam a ser entregues

A prefeitura recebeu os carnês de IPTU – Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, referentes ao exercício 2023. O material já foi encaminhado, nesta semana, aos correios. A entrega aos contribuintes deve estar concluída em 20 dias. São cerca de 37 mil carnês emitidos em Santa Rosa.

Em relação ao ano passado, o valor do IPTU foi reajustado em 6,47%, correspondente ao IPCA – índice de Preços ao Consumidor Amplo, de novembro de 2021 e outubro de 2022. O mesmo índice foi aplicado para a correção dos demais tributos e taxas do Município. Conforme o Secretário de Administração e Fazenda, André Stürmer, como a entrega já começou, todos os contribuintes devem receber os carnês com antecedência ao vencimento da primeira parcela e da quota única, que ocorre dia 10 de março, “Neste ano, além do código de barras, os carnês também têm um código pix, para facilitar o pagamento”.

Para quem não quer aguardar a chegada, os carnês estão disponíveis no site da Prefeitura. Para ter acesso, o contribuinte precisa entrar no site e acessar o ícone que fica na capa. Após clicar no ícone, a pesquisa do imóvel pode ser feita pelo CPF do responsável ou pelo número do cadastro imobiliário. Para a quota única, que vence em 10 de março, o desconto  será no mesmo percentual do reajuste, ou seja, 6,47%. O pagamento também poderá ser feito em 07 parcelas, sendo a primeira com pagamento até o dia 10 de março e as demais nos meses seguintes, de abril a setembro, sempre na segunda sexta-feira do mês.

Caso o contribuinte não concorde com os lançamentos do IPTU, poderá solicitar a revisão ou correção até o vencimento da primeira parcela. Até o julgamento do recurso, o prazo para pagamento ficará suspenso e após o resultado, a parcela ou quota única poderá ser paga sem qualquer acréscimo.

Confira as datas de vencimento:

Quota única e primeira parcela – 10 de março

Segunda parcela – 14 de abril