Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Centro


  Dando continuidade com as retrospectivas das Unidades Básicas de Saúde que compõem o serviço da Atenção Básica da FUMSSAR, o Governo Municipal apresenta os dados do trabalho realizado pela UBS do Centro. Em 2022, cerca de 60 mil atendimentos foram realizados. Além disso, diversas ações e projetos foram implementados na unidade, como: grupos de gestantes, tabagistas, ostomia, terapia comunitária, rodas de conversa em áreas de agentes de saúde, grupo de alongamento e educação física, atividades e palestras no Outubro Rosa, ações do Programa Saúde na Escola e o rastreio de pacientes diabéticos.


  De janeiro a dezembro, foram realizados pela equipe multiprofissional que atua na unidade, 56.347 atendimentos. Destes, 19.861 foram de enfermagem e 8.769 com o profissional médico, além dos demais atendimentos: odontológicos, com psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social e educadora física. Foram realizadas também, mais de 3.200 visitas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

A Coordenadora da UBS do Centro, Jacinta Inês Lundin, ressaltou as atividades que aconteceram durante o ano, “Conseguimos realizar um trabalho com diversas ações diferenciadas para a população. Grupos de gestantes, de atividade física, diabéticos, entre outros. Para 2023, já está sendo planejado um calendário de eventos, sempre pensando em ofertar um atendimento de qualidade e promover o cuidado integral da população”.


  A UBS do Centro foi inaugurada em agosto de 1975. A equipe é responsável pelo atendimento de 9.118 pessoas (4.126 homens e 4.992 mulheres). Fazem parte da área de abrangência da unidade, 59 ruas, 11 travessas e 10 avenidas do Centro de Santa Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content