Retrospectiva Secretarias Municipais: Desenvolvimento Social

Com o objetivo de promover e executar com excelência, políticas públicas de proteção social aos cidadãos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou muitos investimentos, melhorias e ações em 2022. A pasta é responsável por coordenar programas de atenção social para as famílias, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos. Durante todo o ano, aconteceram diversas atividades voltadas aos interesses e necessidades do cidadão, incluindo os serviços de proteção social básica, desenvolvidos nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e no serviço de proteção social especial de média e alta complexidade, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Em 2022, foram mais de 35 mil atendimentos realizados no CRAS Vó Maria Pedrazza e CRAS Aldi Pedro Brandão, além disso, os profissionais que atuam nos locais, também fizeram 3.719 visitas domiciliares. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, focou em 2022, no aprimoramento dos serviços e melhoria contínua do atendimento prestado, “Foi um ano com muitos desafios, mas que conseguimos implementar melhorias para a rede socioassistencial. Sempre com o objetivo de aprimorar o serviço, por meio de investimentos, formação contínua das equipes, desburocratização no acesso dos usuários e realizando as ações dos programas de atenção social”, destacou a Secretária Rita Strasser.

A secretaria em parceria com outras instituições, como o Conselho Tutelar, APAE, APADA, APADEV, AFAPENE, LAR DO IDOSO E APROMES, entre outras empresas e órgãos do município, promoveram diversas ações de mobilização em Santa Rosa. No serviço Família Acolhedora, foram realizados 370 atendimentos. Com a chegada do inverno, a equipe, intensificou as doações realizadas através da Campanha do Agasalho. Foram distribuídas pela UCAM – Unidade Central de Atendimento Municipal, mais de 108 mil peças de vestuário. Além disso, outro grande destaque foi a adesão ao Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa, com a implementação da Semana do Idoso, que envolveu cerca 630 idosos de Santa Rosa. Para 2023, o objetivo é seguir investindo em ações e programas que melhorem a qualidade de vida da população, oferecendo cada dia mais, um atendimento humanizado.