FUMSSAR divulga resultados de Índice para o Aedes aegypti

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, por meio da Vigilância Ambiental, divulga o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês de janeiro. O LIRAa é uma ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. A atividade é realizada periodicamente, por meio da vistoria em imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP) e o Índice de Infestação em Depósitos (Índice de Breteau – IB).

A 14ª Coordenadoria Regional de Saúde é quem repassa para o Setor das Vigilâncias, as datas para realização do LIRAa. Os Supervisores de Campo e Apoio da FUMSSAR realizam o sorteio dos imóveis por sistema informatizado. No último levantamento realizado, foram sorteados 1.455 imóveis da cidade. Ao realizar as vistorias, caso os agentes encontrem larvas nas residências, são recolhidas amostras, que após o término do levantamento vão para análise laboratorial. Após a análise, os dados são lançados no sistema que fornece o resultado final. De acordo com as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009), os parâmetros para classificação dos estratos e dos municípios, quanto à infestação pelo Aedes aegypti são: Menor que 0,9%: Baixo Risco | De 1% e 3,99%: Médio Risco | Acima de 3,99%: Alto Risco.

Este último levantamento de janeiro, mostrou os seguintes resultados: Estrato 01 = 1,0, Estrato 02 = 3,0 e Estrato 03 = 1,3, sendo então a média geral de Santa Rosa = 1,8, apresentando assim, médio risco para o munícipio. O Gerente das Vigilâncias, Jairo Beal, destaca que o trabalho de prevenção e fiscalização vem avançando e pede para que a população continue realizando as medidas de prevenção à Dengue. “Assim como no último LIRAa, o município ficou na categoria de médio risco de infestação. No entanto, é muito importante que os moradores continuem fazendo sua parte, principalmente nos bairros que contemplam o estrato 02, onde houve uma elevação dos parâmetros. Esse extrato compreende os bairros, Jardim Petrópolis, Cidade Baixa, Timbaúva, Glória, Polivalente, Centro e Flores”. A partir dos resultados deste levantamento, é possível identificar as áreas prioritárias para medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito. Dessa forma as equipes da Vigilância Ambiental agem pontualmente nesses locais para baixar o Índice Rápido para o Aedes aegypti.