Retrospectiva Secretarias Municipais: Planejamento e Habitação

Cumprindo com o papel da construção de uma cidade cada vez melhor, a Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação tem como objetivo planejar, desenvolver, controlar e executar atividades relacionadas às obras públicas. O ano de 2022 encerrou com 47 obras concluídas, um total de R$ 22,9 milhões investidos em melhorias para o município. Dentre as atividades, destacam-se, as ações de conservação e manutenção de estradas, novas obras de pavimentação, construção de escolas, além de outros grandes projetos para a iluminação, cultura e esporte.

Durante todo o ano, a equipe multiprofissional que atua na secretaria, esteve trabalhando em diversos projetos. Um dos destaques, foram as obras de pavimentação e recuperação de estradas da cidade e do interior. Foram mais de 115 mil m² realizados em 2022, em Santa Rosa. Outro grande avanço do setor, foi zerar as filas dos processos de aprovação de construção e legalização de imóveis. Após, uma reorganização e atualização da legislação vigente, foi possível concluir a análise de mais de mil processos que estavam pendentes. A partir de agora, os contribuintes e investidores não precisam mais ficar aguardando. Os novos protocolos que surgem, já são atendidos imediatamente. O Secretário de Planejamento e Habitação, Cláudio Franke, destaca que o setor tem trabalhado para deixar o serviço mais ágil e proporcionar um atendimento qualificado para a população, “Tendo como diretriz o desenvolvimento de Santa Rosa, nossa equipe tem estabelecido metas para facilitar e agilizar os serviços. Em 2022, foram feitos grandes investimentos no município e muitas outras obras e melhorias estão para acontecer. Estamos muito contentes com o trabalho realizado, certos de que nossa cidade está avançando e se desenvolvendo cada vez mais”.

Ainda no processo de agilização e melhoria dos fluxos, a secretaria implementou a digitalização dos processos de parcelamento do solo, com fluxo racionalizado, ou seja, desta forma o acesso aos loteamentos e desmembramentos acontece de forma rápida, facilitando o serviço. Outro fato que marcou o ano, foram as melhorias realizadas nas instalações da secretaria. Pensando em proporcionar mais infraestrutura para o trabalho dos servidores e também dos fluxos internos, a Secretaria de Planejamento e Habitação passou por uma reforma que contemplou diversos serviços, como: a troca de pisos, instalação de forros, reforma elétrica, pintura e nova mobília.

Para 2023, a previsão da secretaria é iniciar 74 novas obras, que já estão em processo de licitação ou contrato. Um investimento de R$ 69,8 milhões. Além disso, o setor já planeja e projeta mais de uma centena de obras para os próximos dois anos, sendo que no momento, estão em execução no município, 58 obras (R$ 38,5 milhões). São mais de 131 milhões de reais, com recursos já garantidos, de obras que vão promover o desenvolvimento e tornar Santa Rosa, uma cidade cada vez melhor para se viver.