Mais de 30 mil procedimentos foram realizados pelo CER II no último ano


O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II de Santa Rosa realizou mais de 30 mil procedimentos em 2022. O balanço do ano foi divulgado pela FUMSSAR, instituição responsável pelo serviço no município. Durante todo o ano, a equipe realizou diversas ações de educação em saúde, em datas comemorativas e de promoção do bem-estar dos pacientes e familiares atendidos pela unidade.


Em 2022, a equipe multiprofissional que atua no CER II atendeu 2.643 pessoas, realizando 30.434 procedimentos, sendo: 12.414 na referência auditiva e 18.020 na referência intelectual.  Um dos destaques do ano que passou, foi o trabalho realizado com os pais dos pacientes. Foram realizados diversos trabalhos em grupos, como o Grupo de Pais de Autistas, organizado pelas psicólogas Melissa e Aline, que no turno da noite trabalharam diferentes temáticas com este público.

A Coordenadora do CER II, Michelli Pes, destaca que o serviço tem sido referência e gerado bons resultados, “Com o esforço de todos os profissionais envolvidos no CER, conseguimos realizar um trabalho humanizado e de qualidade, sempre pensando em promover um cuidado integral do paciente e o bem-estar de seus familiares. Foi um ano de grandes conquistas e a nossa expectativa, é que em 2023 novos avanços sejam realizados”.


Foi iniciado também, o Grupo de Orientação Parental, coordenado pelas fonoaudiólogas, Bianca e Michelli e os Terapeutas Ocupacionais, Lígia e Douglas. O objetivo é orientar os pais de crianças que estão na lista de espera do CER, ensinando estímulos para serem realizados em domicílio, até o momento do início das terapias. Outro grupo que gerou bons resultados, foi o Grupo de Desfralde. As orientações e atividades desenvolvidas auxiliam os pais de crianças que estão neste processo.

Em abril, foi organizada uma atividade especial em comemoração ao Dia do Autista. Os pacientes participaram de uma tarde ensolarada, com muita diversão e brinquedos infláveis. Durante o ano, foi também retomado o Grupo de Autonomia, um trabalho realizado com meninas adolescentes e diagnosticadas com deficiência intelectual e outro, com meninos na pré-adolescência. 


Para 2023, diversas atividades já estão programadas para acontecer em dias alusivos à saúde auditiva e materno-infantil. O CER II é um ponto de atendimento especializado em reabilitação auditiva e intelectual, que atua desde 2015 em Santa Rosa. O serviço abrange seis municípios na modalidade auditiva (mais de 94 mil habitantes).

Já na modalidade intelectual, o atendimento é ofertado para cinco cidades da região, compreendendo uma população de mais de 90 mil habitantes. Além disso, neste ano, a equipe pretende retomar o Grupo de Pais de Crianças com Deficiência Auditiva, e implementar os Grupos de Intervenção de Aprendizagem, Autonomia, Independência e Estimulação Precoce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content