Ranking aponta Santa Rosa como a 4ª melhor cidade do RS no eixo Urbanismo

O Governo Municipal trabalha para transformar Santa Rosa em uma cidade cada vez melhor para se viver, por meio de projetos que unem gestão, tecnologia, desenvolvimento e sustentabilidade. As ações da gestão têm colocado a cidade em destaque nacional. Exemplo disso, é o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022. No recorte Urbanismo, o município ficou em 62º lugar no Brasil, 16º lugar na região Sul (PR, SC e RS) e na 4ª posição no Rio Grande do Sul, como a quarta melhor cidade em Urbanismo, em todo o estado.

Entre os fatores que contribuíram para essa colocação, estão: a existência de cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão; investimento per capita de R$ 237,21 em urbanismo; 100% de atendimento em água e 91,5% da população em área urbana vivendo em região de médio e alto adensamento. O Prefeito Anderson Mantei, ressalta que o resultado é reflexo dos investimentos realizados no município, “Estamos todos os dias implementando melhorias na infraestrutura da nossa cidade. Até o momento, já são mais de R$ 130 milhões em obras para proporcionar mais qualidade de vida para a população. Através do Planejamento Estratégico da Gestão vamos seguir avançando, promovendo o desenvolvimento, investindo hoje e projetando a Santa Rosa do futuro”.

Confira algumas das iniciativas inovadoras que estão em andamento no município: projeto para instalação de uma usina fotovoltaica, revitalização da iluminação da cidade com lâmpadas de LED, informatização dos serviços para o cidadão, entre outros. De acordo com a pesquisa, Santa Rosa é também a 1ª cidade em Urbanismo entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes do RS.