Retrospectiva Secretarias Municipais: Agricultura

Dando sequência às retrospectivas das Secretarias Municipais de Santa Rosa, o Governo Municipal apresenta nesta segunda-feira (09), a prestação de contas da Secretaria de Agricultura. Esta ação tem como objetivo, apresentar os serviços da prefeitura de forma transparente e valorizar as equipes pelo trabalho realizado no último ano. A Secretaria de Agricultura realiza um trabalho constante na área rural do município. Em 2022, o foco foi atender as demandas das comunidades, ampliar as oportunidades de renda para os produtores rurais e proporcionar mais qualidade de vida para a população.

Com projetos em todas as áreas, a secretaria diversificou as atividades no campo, capacitou e deu assistência técnica para os produtores rurais. Em Santa Rosa, estão em andamento dois programas desenvolvidos pelo SENAR-RS. O Programa Tecnologia para Produção de Leite – Leitec e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. Foram atendidas no ano passado, 80 famílias do interior do município, sendo: 50 famílias pelo Leitec e 30 famílias pelo ATeG. Além disso, mais de 700 horas de cursos gratuitos e com certificação, já foram ministradas para os produtores rurais. O Secretário de Agricultura, Paulo Roberto dos Santos, destacou que através das ações realizadas foi possível implementar melhorias que trouxeram mais qualidade de vida para as comunidades, “Estamos muito contentes com os resultados obtidos em 2022. Foi um ano intenso de atividades, mas conseguimos com a nossa equipe, desenvolver um trabalho contínuo de melhorias em todas as áreas”.

Para melhorar a trafegabilidade do interior, a secretaria realizou um cronograma de recuperação das estradas. O Departamento de Manutenção Viária realizou mais de 300 km de patrolamento e 170 km de estradas patroladas e cascalhadas. Foram realizadas também, importantes aquisições para o trabalho da secretaria. A prefeitura adquiriu cascalheiras e um rolo compactador. No final do ano, foram assinadas diversas ordens de início de pavimentação para diferentes comunidades. Além disso, 22 pontes do município passaram por obras de reconstrução. Ainda durante 2022, foram abertos 81 novos blocos de produtores rurais e realizada a distribuição de 119 sacos de sementes de milho, que beneficiaram 30 famílias, através do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho.

Outra ação muito importante, foi a vacinação contra a Brucelose e Tuberculose. A equipe da secretaria vacinou mais de 700 novilhas em 2022, sendo mais de 230 produtores beneficiados. Outro destaque, foi o trabalho desenvolvido pela equipe do Serviço de Inspeção Municipal. Foram realizadas 729 ações de fiscalização, contemplando a inspeção de mais de 290 mil kg de produtos industrializados, 267 mil dúzias de ovos, 4.554 animais em abatedouro e cerca de 280 amostras de alimentos analisadas em laboratório oficial. Santa Rosa ocupa neste momento, o 3º lugar no ranking de agroindústrias do estado do Rio Grande do Sul. Para 2023, a equipe da Secretaria de Agricultura vai dar continuidade as ações do Planejamento Estratégico, com o objetivo de continuar levando melhorias e mais desenvolvimento para o interior de Santa Rosa.