FUMSSAR alerta sobre “Síndrome do final de ano”

O cuidado com a saúde mental é uma das áreas da saúde pública que mais tem crescido a demanda de atendimentos nos últimos anos e a tendência, conforme estudos, é que siga aumentando cada vez mais. Nesse sentido, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa tem atuado na oferta de um atendimento humanizado através dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. Um alerta importante é para a “Síndrome do final de ano”. A temporada de festas de família e férias está acontecendo e para muitos, isso significa reencontrar entes queridos, rever quem se ama e ter longas conversas sobre as experiências desse último ano. Entretanto, para outras pessoas, esse momento pode ser um acúmulo de tensão, com momentos desconfortáveis, desacordos e conflitos. Não é de admirar que muitos jovens estejam apreensivos em voltar para casa nas férias depois de morar longe, ou que famílias por vezes, relutem em realizar os encontros natalinos e festivos.

Existem muitas razões pelas quais as dificuldades interpessoais podem surgir, desde situações simples, como uma tia que não goste do que você fez com a receita da torta, ou um amigo que tenha opiniões políticas ou religiosas divergentes da maioria. A Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da FUMSSAR, a psicóloga Flávia Albuquerque, relata que os casos de depressão e ansiedade aumentam em épocas das festas de final de ano e da virada, “Desde a pandemia, as pessoas criaram uma rotina de menos convivência e socialização, o que pode levar ao isolamento social, sintomas de ansiedade generalizada, pânico, entre outros”. Uma resposta que começa com a palavra “bem…” pode ser um aviso de desacordo, então neste momento de confraternização, depois de um período pandêmico que colocou todos à prova, vale a pena evitar tais desconfortos e conflitos. É tempo de rever quem amamos, reunir pessoas de perto e de longe, confraternizar e sonhar com um novo ano que está nascendo cheio de possibilidades e esperanças.