Concluída primeira etapa do GEO Santa Rosa

O Governo Municipal segue investindo na modernização da gestão urbana e rural, com foco na utilização de tecnologias para otimizar o planejamento e a administração do município. Nesta quarta-feira (19), foram entregues à Prefeitura os dados da primeira fase do Projeto GEO Santa Rosa. Na oportunidade, houve uma apresentação técnica sobre a utilização desses serviços na Gestão Municipal. Esta fase inicial, que teve início em dezembro, marcou um avanço significativo ao concluir a atualização do software Geomais, além da contratação de uma empresa responsável pelo levantamento fotográfico em alta definição de toda a cidade, incluindo tanto a zona urbana quanto rural, algo inédito para o município.
O Projeto GEO Santa Rosa visa integrar dados de diferentes fontes e criar um banco de dados geoespacial, essencial para a gestão inteligente do território municipal. A primeira fase do projeto incluiu a reestruturação do grupo responsável pelo georreferenciamento, ampliando seu uso não apenas para a Secretaria de Planejamento e Habitação e Secretaria de Administração e Fazenda, como também para outros setores da Prefeitura. O objetivo é criar uma visão georreferenciada precisa de todas as propriedades, matas, estradas e estruturas de Santa Rosa. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Eder, ressalta os benefícios do projeto para o município, “Com o GEO Santa Rosa, estamos criando uma plataforma de geoprocessamento que vai proporcionar aos gestores informações detalhadas e precisas para a tomada de decisões. Essa reestruturação será um divisor de águas para a gestão pública, possibilitando a implementação de políticas públicas mais eficazes e assertivas”.
Uma das grandes inovações trazidas pelo projeto será a criação do Observatório Socioeconômico Georreferenciado, uma unidade dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que irá reunir e disponibilizar dados geoespaciais para todas as secretarias. O geoprocessamento, por meio de mapeamentos detalhados, vai permitir uma análise aprofundada e o suporte para a tomada de decisões em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, entre outras. Além disso, os dados gerados também serão fundamentais para a Defesa Civil do município, possibilitando a identificação de imóveis em áreas de risco e permitindo ações preventivas em situações de alagamentos e inundações.
Com a conclusão da primeira fase, o Projeto GEO Santa Rosa avança para uma nova etapa, que inclui a implementação da nova plataforma de gestão territorial que irá contar com armazenamento em nuvem e backup para garantir a segurança dos dados. Mais de R$ 640 mil foram investidos nesta fase inicial do projeto.