Centro Macrorregional de Autismo de Santa Rosa já capacitou mais de 10.500 pessoas

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem sido cada vez mais frequente na população. Promover novas iniciativas e fortalecer a rede de atendimento ao autista, foi uma das metas estabelecidas pelo Governo Municipal. Em setembro de 2021, o município foi contemplado com o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo – CMR TEAcolhe Santa Rosa. A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde teve a aprovação no processo de seleção do Programa Estadual TEAcolhe e a partir daí, se tornou referência para os 79 municípios da Macrorregião de Saúde Missioneira. De janeiro a novembro deste ano, mais de 10.500 pessoas já foram capacitadas pelo serviço, no tema do Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O CMR TEAcolhe Santa Rosa, conta com uma equipe multiprofissional e tem como objetivo oferecer retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes de saúde, educação e assistência social dos municípios que fazem parte da macrorregião. Há mais de um ano, o serviço vem sendo desenvolvido através de levantamentos das necessidades locais, regionais e macrorregionais das pessoas com autismo e suas famílias. A Psicóloga e Coordenadora do CMR TEAcolhe Santa Rosa, Flávia Albuquerque, destaca que o objetivo é mapear as demandas e estruturar o trabalho, “Neste ano, já conseguimos realizar diversos encontros e treinamentos de qualificação para os profissionais em TEA. Foram promovidas ações de matriciamento, treinamentos e trabalhos específicos como a aplicação de protocolos para psicólogas e fonoaudiólogas e capacitações sobre linguagem e o comportamento infantil. Estamos muito contentes, pois vemos o progresso no desenvolvimento dos pacientes e das equipes que atuam nessa área”.

O Centro Macrorregional também é o responsável pela confecção das Carteiras de Identificação de Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Até o momento, já foram confeccionadas e entregues, 158 Ciptea’s em Santa Rosa. Destas 158 pessoas com autismo que já possuem a carteira de identificação, 94 estão em acompanhamento em um dos três pontos de referência em reabilitação intelectual do município, que são: o CER II, a APAE e o CRR Apada. Também fazem parte da rede de atendimento, os serviços da educação como: CAEE e AEE e os grupos e OSC’s do Desenvolvimento Social. Ao todo, na Macrorregião Missioneira são 910 autistas, segundo dados levantados pelos serviços SUS e pelas escolas públicas. A partir do levantamento das necessidades, no âmbito da saúde, educação e assistência social, o CMR TEAcolhe Santa Rosa pretende continuar fortalecendo as redes locais existentes e construindo no município, um cuidado inclusivo aos autistas e seus familiares, além de promover a qualificação técnica contínua para os profissionais que atuam no TEA.