Capacitação é realizada com agências transfusionais que fazem parte do Hemocentro de Santa Rosa

A FUMSSAR em parceria com a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS, realizou uma capacitação com as agências transfusionais que fazem parte do Hemocentro Regional de Santa Rosa – HEMOSAR. A ação contou com palestras e a participação de 26 agências conveniadas ao hemocentro, com uma abrangência de 52 municípios da região. O objetivo foi capacitar as equipes que atuam no serviço, para qualificar cada vez mais o processo da transfusão de sangue.

Na oportunidade, profissionais das agências dos hospitais conveniados ao Hemocentro de Santa Rosa, receberam orientações sobre os temas: Indicações transfusionais; Procedimentos Especiais; Reações Transfusionais; Condutas Pré e Pós transfusionais e Legislação e fluxos da vigilância sanitária. A atividade foi dividida em três palestras, coordenadas pelo Médico Hematologista e Hemoterapeuta, Dr. Marcus Vinícius Ludwig, pela Gerente do Hemocentro Regional de Santa Rosa, Josiane Aquino e pela Fiscal de Vigilância Sanitária da 14ª CRS, Tatiana da Silva. A Gerente do HEMOSAR, destacou a ação, “Foi um momento muito importante de compartilhamento de saberes e experiências e para que a prática transfusional seja aperfeiçoada, garantindo a qualidade na hemoterapia. Ficamos muito contentes com a efetiva participação das agências e das coordenadorias de saúde”.

A capacitação também reforçou a importância da agência transfusional em todo o processo da transfusão sanguínea, reações transfusionais e práticas em imuno-hematologia.