Primeira castração gratuita do Programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente” é realizada em Santa Rosa

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente acompanhou nesta semana, a primeira castração gratuita realizada em Santa Rosa, através do programa, “Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente”. Em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, moradores do município inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), podem se inscrever para realizar as castrações de cães e gatos de pequeno porte.

Com os recursos investidos no programa, vão ser realizadas 400 castrações de animais (cães e gatos de até 5kg) de rua, semidomiciliados e que pertencem a famílias em vulnerabilidade social. O primeiro bichinho contemplado com a cirurgia foi a cachorrinha Safira, da dona de casa, Sandra Regina da Silva Aguiar. O reencontro das duas foi de muita alegria. “Há muito tempo queria realizar a castração da Safira, mas nunca tive condições de custear a operação. Estou muito grata por este programa lançado pela prefeitura, que permitiu que a Safira pudesse ser contemplada”, destacou Sandra.

O Estado repassou para a prefeitura, o valor de R$ 34 mil. Para atender a demanda do serviço, o município ofertou em contrapartida, R$48.360,00. O Secretário de Meio Ambiente, João Dorneles, destaca que a castração é um procedimento seguro e realizada por um veterinário experiente, “O procedimento é tranquilo e traz benefícios para o animal e também para a sociedade, pois evita ninhadas indesejadas, reduz fugas, o risco de câncer e a agressividade. Outro fator importante, é o controle populacional desses animais e o aumento da longevidade”.

Os interessados em participar do programa, devem comparecer na prefeitura, junto ao Setor de Protocolo e apresentar: Carteira de Identidade e CPF, comprovante de endereço e comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Após análise da documentação, aprovação e cadastro das informações do requerente, será emitida uma declaração que autoriza o agendamento da castração diretamente com a clínica veterinária.