FUMSSAR realiza mais de 20 mil exames laboratoriais por mês

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realizou neste primeiro semestre 124.054 exames laboratoriais. O balanço aponta que o serviço atende em média, 200 usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, por dia. O atendimento ocorre no Laboratório de Análises Clínicas da FUMSSAR e nos laboratórios terceirizados contratados pela Fundação. Em média, são feitos 20.676 exames por mês, no município.

O Laboratório de Análises Clínicas da FUMSSAR atua há 20 anos em Santa Rosa. Os pacientes são encaminhados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde, que realizam o agendamento prévio das coletas. São realizados pelo SUS: exames de bioquímica, hematologia, uroanálise, imunologia, hormônios e culturas em geral. O Presidente da Fundação, Délcio Stefan, destaca que este é um serviço muito importante no trabalho de prevenção à saúde da população, “Estamos trabalhando para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado para os nossos usuários. O paciente é atendido na UBS e já sai com seu horário agendado para a realização dos exames. Um serviço essencial que auxilia na detecção de doenças e na promoção da saúde”.

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas participa do Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.