Carnês do IPTU 2024 estão sendo entregues

A Prefeitura está realizando a entrega dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, referentes ao exercício de 2024. O material foi encaminhado em janeiro aos Correios. Foram cerca de 38 mil carnês emitidos em Santa Rosa.Em relação ao ano passado, o valor do IPTU foi reajustado em 4,82%, correspondente ao índice de Preços ao Consumidor Amplo -IPCA, de novembro de 2022 e outubro de 2023. O mesmo índice foi aplicado para a correção dos demais tributos e taxas do Município. O Secretário de Administração e Fazenda, André Stürmer, destacou que todos os carnês devem ser entregues com antecedência ao vencimento da primeira parcela e da cota única, que ocorre dia 15 de março, “O pagamento em parcela única é uma ótima oportunidade para o contribuinte que escolhendo esta opção, não vai pagar pelo reajuste. Neste ano, além de anteciparmos a entrega dos carnês, disponibilizamos mais uma vez, o código Pix, para facilitar e agilizar o pagamento do imposto”.

Para quem não quer aguardar os Correios, os carnês estão disponíveis no site da Prefeitura. Para ter acesso, o contribuinte precisa entrar no site e acessar o ícone que fica na capa. Após clicar no ícone, a pesquisa do imóvel pode ser feita pelo CPF do responsável ou pelo número do cadastro imobiliário. Para a cota única, que vence em 15 de março, o desconto será no mesmo percentual do reajuste, ou seja, 4,82%. O pagamento também poderá ser feito em 07 parcelas, sendo a primeira com pagamento até o dia 15 de março e as demais nos meses seguintes, de abril a setembro, sempre na segunda sexta-feira do mês.
Caso o contribuinte não concorde com os lançamentos do IPTU, poderá solicitar a revisão ou correção até o vencimento da primeira parcela. Até o julgamento do recurso, o prazo para pagamento ficará suspenso e após o resultado, a parcela ou cota única poderá ser paga sem qualquer acréscimo.

Confira as datas de vencimento:

Cota única e primeira parcela – 15 de março

2ª Parcela        12/04/2024