Rede de Apoio à Escola se reúne para debater pautas

Representantes de diversas instituições de ensino de Santa Rosa, participaram de uma reunião promovida pela Rede de Apoio à Escola – RAE. A ação foi realizada na 14ª Coordenadoria Regional da Saúde. O encontro serviu para aproximar as escolas e compartilhar experiências e demandas do atendimento aos alunos. A Rede de Apoio à Escola tem como objetivo zelar pela garantia dos direitos, das crianças e adolescentes. Participaram da reunião, representantes das escolas municipais de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, das escolas estaduais e particulares de Santa Rosa.

Na oportunidade, as instituições que integram a RAE, fizeram uma breve explanação dos serviços oferecidos. Após a apresentação de cada instituição, foram debatidas as demandas e dificuldades das escolas. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressaltou que os encontros são uma oportunidade para os integrantes da rede, em conjunto, buscar soluções para um cuidado integral das crianças e adolescentes, “São momentos em que podemos compartilhar dúvidas e experiências, além de debater temas como, a busca ativa dos alunos e o atendimento para estudantes com problemas de saúde ou que sofrem algum tipo de violência”. Coordenada pela Secretaria de Educação, a RAE promove ações integradas que combatem a evasão e a infrequência de crianças e adolescentes em idade escolar.

A Rede de Apoio à Escola atua desde 2014, no município. Fazem parte da RAE: Secretaria de Educação e Cultura, Coordenadoria Regional de Educação, FUMSSAR, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Centro de Referência da Mulher, Família Acolhedora, Brigada Militar, COMUDICAS, Macro TEA e Promotoria – Ministério Público. Caso haja dificuldade na oferta de algum tipo de serviço, que envolve o cuidado das crianças e adolescentes, o Ministério Público realiza uma intervenção para garantir esse atendimento.