Santa Rosa inicia estratégia de resgate de não vacinados contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos
A meta é imunizar mais de 1.300 jovens que ainda não receberam nenhuma dose da vacina

O município de Santa Rosa, por meio da FUMSSAR, segue a orientação do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações para o resgate de não vacinados contra o HPV (papilomavírus humano). A ação é voltada para adolescentes de 15 a 19 anos, que não possuem a dose recomendada. A estimativa é imunizar mais de 1.300 jovens nesta faixa etária.
A estratégia de vacinação terá duração de três meses, com início em 05 de maio e término em 31 de julho. Durante esse período, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, conforme o cronograma de atendimento de cada UBS. De acordo com Micheli Grzeca Silva, técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica da FUMSSAR, a ação tem como foco ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças graves, “A vacina contra o HPV é uma ferramenta essencial na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente o câncer de colo de útero e pênis. Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade com a própria saúde e com a saúde pública”.
Além desta ação específica para o público de 15 a 19 anos, a vacinação contra o HPV segue normalmente conforme o calendário vacinal, para meninas e meninos de 9 a 14 anos em todas as UBS.