Procon de Santa Rosa alerta sobre golpe da falsa central de atendimento

Golpes financeiros na internet que tentam roubar informações ou dinheiro de pessoas acontecem cada vez com mais frequência no Brasil. O Procon de Santa Rosa alerta a população sobre o golpe da falsa central de atendimento que tem trazido prejuízos para alguns cidadãos do município. Neste golpe, o consumidor recebe uma ligação telefônica e é surpreendido por uma gravação que informa sobre suposta compra que precisa da autorização ou do cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma falsa central, onde passa a conversar com uma pessoa e não mais um robô. Esse falso atendente começa a questionar detalhes da conta e pede, inclusive, que o usuário acesse seu aplicativo para novas execuções.

Os golpistas começam a confirmar diversos dados do consumidor, que geralmente eles já têm em mãos, e a partir daí iniciam uma série de “bloqueios” falsos da conta e aplicativo até gerar um link malicioso que é enviado por SMS com um código de pagamento via PIX, que induz o usuário a fazer uma transferência para uma terceira pessoa. A Diretora do Procon de Santa Rosa, Gracieli Patias, alerta que os consumidores devem estar atentos, pois essa prática pode ser feita em nome de qualquer banco, “É importante ter muito cuidado com qualquer tipo de ligação recebida no celular, não passar nenhuma informação ou dados pessoais, principalmente senhas e não clicar em links enviados pelo atendente”.

O golpe possui uma “roupagem” legítima, pois além do atendimento eletrônico por meio de uma URA (unidade de resposta audível), os criminosos programam um redirecionamento de chamadas. Ou seja, caso o consumidor efetue uma ligação para aquele número, realmente a chamada é direcionada ao canal oficial do banco, de modo que no próximo contato da quadrilha usando aquele discador, o consumidor acreditará que está falando com o canal oficial do banco. Em caso de suspeita de fraude na conta, a orientação é entrar em contato com o banco pelo aplicativo oficial ou pessoalmente nas agências físicas, sempre que houver essa possibilidade.

O Procon de Santa Rosa disponibiliza além do atendimento presencial na Av. Expedicionário Weber, nº 2.983, também o telefone: (55) 3511-5114.

Skip to content