Prefeitura e Tecnopuc apresentam as etapas de criação do Hub de Inovação da região

A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretária de Desenvolvimento Econômico Turismo e Tecnologia e em parceria com o TecnoPuc, promoveu nesta quinta-feira (11), a apresentação das etapas de criação do Hub de Inovação da Região. O evento exclusivo de integração do Celeiro Agfood Hub foi realizado no auditório do Parque de Exposições e contou com a presença de autoridades e representantes de empresas locais.

Durante o encontro, o diretor do TecnoPuc, Dr. Luís Humberto Villwock apresentou a pesquisa Desk dos indicadores socioeconômicos regionais de viabilidade de implementação do Hub de Inovação. O estudo mostrou a avaliação da região e dos principais setores, recursos disponíveis, perfis das empresas e potenciais de desenvolvimento e inovações. Vilwok destacou um indicador de avanço na educação em Santa Rosa em relação ao RS, “As instituições de ensino terão um papel fundamental no desenvolvimento desse movimento”. Ele também falou sobre os pilares para o bom andamento do projeto, “Governo, sociedade civil, empresários e universidades são os protagonistas para o sucesso do hub a longo prazo”. Em outro momento, o Dr. Guilherme Rezende Muniz, segundo palestrante do evento divulgou a pesquisa Field das Percepções de lideranças locais sobre o futuro da região.

O contrato de parceria entre a Prefeitura e a PUC/RS, instituição responsável pela instalação do Celeiro AgFood Hub Santa Rosa, uma extensão do Parque Científico e Tecnológico, foi assinado em dezembro de 2023. Pela primeira vez, o parque vai ter uma extensão da capital no interior do Rio Grande do Sul. O Prefeito Anderson Mantei, destacou que o objetivo é atrair investimentos de empresas inovadoras e startups para estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Santa Rosa e da região, através da geração de emprego, trabalho e renda, “Agradecemos a PUC/RS por ter saído de Porto Alegre. Através desta ação nós vamos conseguir avançar muito. Ensino, pesquisa e tecnologia são fundamentais para o nosso desenvolvimento”.

Para o projeto, o Deputado Federal Osmar Terra, garantiu R$ 1,5 milhão por ano através de emenda. Anderson também afirmou que não faltarão recursos para viabilidade do polo em Santa Rosa. O Governo Municipal investiu nesta primeira etapa do projeto, R$ 570 mil de recursos próprios. O projeto terá parceria também com a Unijuí.

Durante o evento, os painelistas também apresentaram a “Visão de 2030”, o futuro da agricultura no Brasil. As tendências do agronegócio foram apresentadas aos participantes. No período da tarde, o encontro continuou com o objetivo de organizar os próximos passos da estrutura do projeto.