Santa Rosa recebe prêmio de finalista do Sebrae Prefeitura Empreendedora

Tempo de abertura de uma empresa no município é de cerca de 7 horas

O município de Santa Rosa foi um dos contemplados com o prêmio de finalista do Sebrae Prefeitura Empreendedora. De 107 projetos inscritos, apenas 41 foram selecionados pela instituição, entre eles, o de Santa Rosa, no eixo: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. O prêmio é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais. Desde o início de 2021, a atual Administração vem avançando na desburocratização dos processos, tornando a cidade cada vez mais empreendedora. De acordo com dados apresentados no Mapa de Empresas emitido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o município leva em média 7 horas para a abertura de uma empresa. Resultado superior ao índice nacional, que é de 1 dia e 2 horas. Estes mesmos dados também foram compilados pelas equipes da Secretaria de Gestão e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que através do projeto Prefeitura Digital, implementaram melhorias na agilidade e efetividade dos serviços públicos.

O Projeto Prefeitura Digital inscrito na premiação, iniciou em 2021, visando a modernização da Gestão Pública e na busca de padronizar e simplificar processos através de ferramentas tecnológicas que fomentam o desenvolvimento econômico do município. Em 2019, a média de tempo para abrir uma empresa em Santa Rosa era de 139 horas (5 dias e 19 horas) e, hoje, o registro de um novo negócio leva cerca de 7 horas. Atualmente, Santa Rosa, conta com 10.267 empresas ativas. Em 2020, eram 6.732, um crescimento de mais de 50% nos últimos quatro anos. O foco desta iniciativa está em agilizar os trâmites de análise e registro de empresas e as ações desenvolvidas pelo município que criam um ambiente favorável ao empreendedor. O Prefeito Anderson Mantei, destaca que os avanços só foram possíveis por causa das diversas ações implementadas para a desburocratização dos processos e serviços, “Santa Rosa é hoje uma das melhores cidades do Brasil para se ter um negócio e abrir uma nova empresa. Não tem dificuldade, não tem burocracia. Por isso, muitas empresas têm nos procurado com a intenção de vir para cá. Temos avançado em todas as áreas e nossa cidade segue se desenvolvendo e prosperando”.

Com este trabalho intenso dos últimos anos, da construção de fluxos digitais, o Governo Municipal implementou o processo de Análise de Viabilidade Locacional automático e o fluxo de integração IFRAME com a Junta Comercial do estado do RS (JUCIS-RS). Através destas melhorias, Santa Rosa foi pioneira e se tornou a primeira cidade do Estado a ter todo o processo de formalização de empresas de forma digital. Ao todo, são 308 serviços oferecidos de forma online no município.