Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Sulina


O Governo Municipal apresenta nesta segunda-feira (05), os dados do trabalho realizado pela UBS Sulina. Em 2023, aconteceram mais de 75 mil procedimentos na unidade. Além disso, diversas ações e projetos foram implementados, como os grupos de oficina terapêutica, gestantes, tabagismo, desenvolvimento da fala, atividade física, palestras no outubro rosa e novembro azul, ações do Programa Saúde na Escola e os atendimentos de auriculoterapia e quiropraxia.


De janeiro a dezembro, a equipe multiprofissional realizou na unidade, 75.423 procedimentos, destes, 9.975 foram com o profissional médico, além dos demais atendimentos de enfermagem, odontológicos, com psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e educadora física. Um dos destaques do ano que passou foram as mais de 1.480 consultas no 3º Turno. O horário ampliado é ofertado para melhorar o cuidado prestado para cada usuário. A Coordenadora da UBS, Janice Kuhn, destacou as melhorias que aconteceram durante o ano, “Em 2023, o trabalho desenvolvido na UBS Sulina esteve em crescimento constante. Algumas ações como o terceiro turno para os trabalhadores e a implementação do atendimento através de teleconsulta, facilitaram o acesso do usuário e foram temas centrais, amplamente discutidos com a equipe e comunidade, sempre com o objetivo de proporcionar um cuidado integral dos nossos usuários”.


A Unidade Básica de Saúde da Sulina foi a primeira em Santa Rosa, a disponibilizar o serviço da teleconsulta. Uma novidade que veio para agilizar e modernizar o atendimento médico. Em 2023, foram realizadas 50 teleconsultas no município, destas, 18 foram na UBS Sulina. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que este é um avanço que contribui para a qualidade de vida da população, “O teleatendimento vem para melhorar e facilitar a vida dos usuários do SUS. Com isso, os pacientes não precisam mais se deslocar fisicamente até as unidades. É uma ferramenta fantástica que nos permite ofertar mais serviços de saúde para os cidadãos”.


Fundada em novembro de 2006, a UBS Sulina é responsável por prestar o atendimento de saúde para a população dos bairros, Sulina, Vila Nova, Cidade Baixa (centro), Avenida Borges de Medeiros (lado direito até a ponte), RS 344 e território dividido pela Rua João Pedro Timm. A unidade possui no cadastro 4.994 pessoas (2.440 homens e 2.554 mulheres).  O atendimento é realizado na Rua Tapes, nº 220, no bairro Sulina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content