Retrospectivas Escolas Municipais: EMEF São José

Em continuação às retrospectivas das escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura apresenta nesta segunda-feira (05), dados do trabalho realizado na EMEF São José. A escola tem 53 anos de história, foi criada em março de 1970 e conta atualmente, com 70 alunos matriculados, em turmas da pré-escola ao 5º ano. Em 2023, ocorreram atividades diferenciadas, entre elas, a participação no projeto Musicanto Vai à Escola, projeto Trânsito Seguro, Lixo Zero, Feira do Conhecimento e a realização de eventos em datas comemorativas.

A instituição de ensino possui uma equipe formada por 11 servidores que realizam o atendimento aos estudantes. A Diretora Joice Baron de Medeiros, destaca o orgulho de fazer parte da Rede Municipal de Ensino, “A educação é um alicerce que ajuda na transformação de vida das pessoas. Para mim, é algo que vai muito além dos muros que dividem a escola da comunidade. Nossa missão é garantir a participação criando canais de comunicação constante com as famílias, pelos quais se possam ter diversos feedbacks sobre tudo o que acontece na escola e assim, proporcionar um ambiente agradável, seguro e de qualidade para os nossos educandos”.

Para 2024, o objetivo da direção é ampliar a horta escolar e transformar a instituição em uma Escola do Campo. O foco é a valorização do espaço agrário e o mundo do trabalho no campo dentro das questões pedagógicas e de aprendizagem, bem como, fomentar a consciência ecológica dos alunos. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressalta o trabalho realizado no ano que passou, “Tivemos um ano de muitos avanços e temos que destacar o empenho de todos os profissionais da secretaria, os servidores e em especial, os professores da rede que se dedicam muito e fazem a diferença”. A EMEF São José fica localizada no interior de Santa Rosa, na comunidade do Rincão dos Rocha.