Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Agrícola

Em 2023, Santa Rosa conquistou diversos resultados positivos na área da saúde, na qualidade, no acesso facilitado, na humanização e ampliação dos serviços. Como forma de prestação de contas, o Governo Municipal vai apresentar uma retrospectiva de cada uma das 18 Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da FUMSSAR. Iniciando com a UBS Agrícola que em 2023, realizou cerca de 58.800 procedimentos. Durante o ano, diversas atividades aconteceram na unidade, como: atividades do Programa Saúde na Escola – PSE, palestras educativas, grupo de gestantes, grupo de caminhadas e de oficina terapêutica.

De janeiro a dezembro, foram realizados 58.799 procedimentos pela equipe multiprofissional que atua na unidade. Destes, 4.465 foram com o profissional médico, além dos demais atendimentos: odontológicos, com psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social, farmacêutica e educadora física. A Coordenadora da UBS Agrícola, Josiane de Oliveira Paim, ressaltou o trabalho realizado, “O ano que passou foi de muitas realizações, conseguimos alcançar os objetivos propostos e atender com dedicação a toda a população. Só tenho a agradecer a toda equipe pelo empenho e que em 2024, possamos novamente, realizar um trabalho satisfatório para todos”.

A UBS Agrícola foi inaugurada em 2018 e é responsável por prestar o atendimento de saúde para 3.469 habitantes (1.687 homens e 1.782 mulheres). O Prefeito em Exercício, Aldemir Ulrich, destacou o quanto o município tem avançado na saúde, “Santa Rosa é referência no Estado e no Brasil em saúde pública de qualidade. Estamos muito orgulhosos do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui e continuamos avançando para melhorar a cada dia”. Fazem parte da área de abrangência da unidade, os moradores das seguintes localidades: Vila Agrícola, Vila e Loteamento Vicente Cardoso, Vila Piekala, Loteamento Eldorado, Loteamento Lorentz, Loteamento Bom Pastor, parte do bairro Planalto e da ERS-344.