Mais segurança para as escolas municipais de Santa Rosa

Botão do Pânico é implementado em toda a Rede Municipal de Ensino

A segurança das escolas municipais de Santa Rosa ganhou um importante reforço. A partir de agora, as 34 escolas (20 EMEIs e 14 EMEFs), que fazem parte da Rede Municipal de Ensino vão contar com o botão do pânico. O botão de emergência é uma iniciativa para fortalecer a rede de proteção coletiva aos alunos, professores e funcionários das escolas. O dispositivo ficará disponível via aplicativo e terá comunicação instantânea com as forças de segurança para casos de ameaças.

Uma equipe da empresa ABASE Sistemas, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo de Segurança EducarWeb, esteve no município para apresentar o app para os diretores das escolas. A atividade ocorreu no quartel da Brigada Militar e contou com representantes da Secretaria de Educação e Cultura e órgãos de segurança. Na oportunidade, A Secretária de Educação, Lires Zimmermann, destacou que esta é uma medida que vai beneficiar mais de sete mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino e lembrou que a Gestão tem ampliado as ações de proteção aos estudantes, “Desde que começaram a ocorrer os atentados em escolas pelo Brasil, a secretaria ampliou os esforços para garantir a segurança da comunidade escolar. Agora, com o Botão do Pânico, temos mais uma ferramenta tecnológica, um dispositivo que vai trazer mais segurança para todos, profissionais, pais e alunos”.

O software vai ser acessado somente por alguns profissionais treinados e pré-cadastrados pela SMEC. A ferramenta só será utilizada em situações graves e de emergência. Assim que acionado o botão, a Brigada Militar irá receber uma notificação por meio de alarme sonoro. Além disso, a tecnologia compartilha a localização da escola por meio do GPS. O app de Segurança também suspende todos os sons e notificações do celular do usuário. Durante a apresentação do app aos diretores, esteve representando a Brigada Militar de Santa Rosa, o capitão Anderson Machado. De acordo com ele, ao receber a notificação, a Brigada irá para a escola o mais rápido possível, “O aplicativo é uma ferramenta importante, pois vai agilizar o atendimento. Assim que acionado o botão, toda a estrutura da Brigada vai se deslocar para aquela ocorrência”.

A partir desta semana, a equipe da Secretaria de Educação e Cultura irá realizar o cadastro dos servidores responsáveis pelo acionamento do Botão do Pânico em cada escola municipal. Os servidores vão passar por treinamentos e receber orientações de como proceder em casos de emergência.