Retrospectivas Escolas Municipais: EMEF Duque de Caxias

Em 2023, a educação de Santa Rosa foi destaque estadual e nacional. Pelo segundo ano consecutivo, o município foi listado entre as 100 melhores cidades do país no recorte Educação, ocupando a 59ª posição no Brasil, 13º lugar na região Sul (PR, SC e RS) e 6ª posição no Rio Grande do Sul. Além disso, de acordo com o Ranking Nacional de Cidades Inteligentes e Conectadas, divulgado pela empresa Urban Systems, Santa Rosa é também a 2ª melhor cidade em Educação entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes do RS. Com o objetivo de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido, a partir desta semana e durante o mês de janeiro, o Governo Municipal vai apresentar uma retrospectiva de cada uma das 34 escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Iniciando com a EMEF Duque de Caxias que atende 248 alunos (134 meninos e 114 meninas), de 04 anos até 15 anos, em 11 turmas da Pré-Escola 1 ao 9º ano.

A EMEF Duque de Caxias foi inaugurada em março de 1961. Com 62 anos de história, a escola atualmente possui 30 servidores que realizam o atendimento aos estudantes. Em 2023, diversas ações foram realizadas, como o projeto anual de leitura e pesquisa que resultou na Feira do Conhecimento, a oferta no contraturno das oficinas de dança gaúcha e dança de rua e em turno inverso, da oficina de xadrez e aulas de reforço de português e matemática. A escola possui também Sala de Recursos, com atendimento inclusivo para 14 alunos. A Diretora Kátia Viviane Gerardon Lorenzi, destacou o compromisso da equipe em entregar um atendimento qualificado para todos os alunos, “Este ano letivo foi de muitos desafios, mas com o trabalho em equipe conseguimos superar cada um deles, sempre pensando e prezando pelo melhor para os nossos alunos, focando na aprendizagem e na construção dos saberes. Agradeço a toda a comunidade escolar pelo apoio e parceria neste ano que chega ao fim, renovando os votos de confiança e comprometimento”.

Fazem parte do zoneamento da escola, as seguintes localidades: Vila Jardim, Vila Progresso, Vila Pereira, Vila Oliveira, Loteamento Acqua, Loteamento Caminho das Águas e Km 03. Para 2024, o objetivo da direção é aumentar os índices nas avaliações externas, primando pela qualidade no processo educativo. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimermann, ressaltou o empenho de todos os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, “Contamos com um quadro de servidores e professores muito qualificados e que fazem a diferença na vida das nossas crianças e adolescentes. Nossa gratidão por mais este ano de dedicação”. A EMEF Duque de Caxias fica localizada na Rua Edmundo Pilz, 252, na Vila Jardim.