Prefeitura assina contrato para instalação do Polo Tecnológico Tecnopuc Agro Santa Rosa

Em breve Santa Rosa vai contar com uma extensão do Parque Científico e Tecnológico da PUC/RS, no município. O Prefeito Anderson Mantei assinou nesta sexta-feira (22), o contrato da parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino para a instalação do Polo Tecnológico Tecnopuc Agro Santa Rosa. A ação aconteceu no auditório do Hotel Imigrantes, em um almoço de inovação e negócios. Participaram do evento, lideranças empresariais, políticas e de instituições de toda a região. O objetivo do projeto é atrair investimentos de empresas inovadoras e startups para estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Santa Rosa e da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através da geração de emprego, trabalho e renda.

Na oportunidade, o Reitor da PUC/RS, Ir. Evilázio Teixeira, falou aos presentes sobre o papel da instituição no desenvolvimento. A partir de agora, será realizado um estudo técnico para planejar e estruturar a implementação do hub Tecnopuc de inovação voltado para o setor Agro em Santa Rosa. Essa é uma pauta que vem sendo trabalhada há muito tempo pelo Prefeito Anderson Mantei, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Eder e o Deputado Federal, Osmar Terra, idealizador da proposta. “Este é um momento diferenciado para Santa Rosa, pois o polo Tecnopuc possui laboratórios de grandes empresas que vão desenvolver novas tecnologias aqui e tornar o município um dos maiores centros de pesquisas no Brasil”, destacou Terra.

A Tecnopuc de Porto Alegre é o principal parque tecnológico da América Latina e o 4º maior polo de inovação do mundo. Possui um movimento diário de 25 mil pessoas e conta com a presença das principais empresas de tecnologia do mundo. Pela primeira vez, o parque vai ter uma extensão da capital no interior do Rio Grande do Sul. O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC/RS e do Tecnopuc, Jorge Audy, ressaltou essa nova parceria, “Esse projeto só tem sentindo se mudar a qualidade de vida das pessoas. Vamos trabalhar muito para atingir as expectativas de toda a região e avançar com esse projeto. É a primeira vez que a PUC sai de dentro da universidade para um projeto como esse”.

O projeto terá parceria com a Unijuí. O Prefeito Anderson Mantei, ressaltou que este é um grande momento para a cidade, “Ninguém faz nada sozinho, por isso queremos todas universidades juntas para esse grande projeto”. Ele ainda reforçou que em breve, a comunidade vai poder conhecer o novo parque tecnológico, o primeiro no interior do estado do Rio Grande do Sul, “Nós vamos dar início hoje no nosso polo de tecnologia que vai virar a chave da nossa região e contar com a participação de grandes pesquisadores. Esse movimento vai incentivar aos jovens produzir tecnologia aqui. São anos e anos de resiliência do Terra para esse projeto e hoje, nós podemos viver essa realidade que vai ser transformadora para que nós possamos reter talentos de toda a nossa região”.

Diversas empresas do município já manifestaram interesse em participar do Polo Tecnopuc. O Deputado Osmar Terra garantiu R$ 1,5 milhão por ano, para o projeto. Anderson também afirmou que não faltarão recursos para viabilidade do polo em Santa Rosa. O Governo Municipal irá investir nesta primeira etapa do projeto, R$ 570.000,00 de recursos próprios da Prefeitura.