Santa Rosa em pleno desenvolvimento: mais de 900 alvarás emitidos só neste ano

A Prefeitura de Santa Rosa segue avançando no processo de desburocratização dos serviços públicos. O alvará de construção, por exemplo, um dos documentos emitidos pelo município que certifica e autoriza o início de uma obra, está com a liberação mais rápida desde o início dessa gestão. Neste ano, foram mais de 900 documentos emitidos. Sendo que só na última semana de novembro, 20 novos processos deram entrada para autorização do início de novas obras na cidade. A previsão é que esse número deva chegar a mil alvarás até o final de 2023.

Estes dados representam o cenário que Santa Rosa está vivendo atualmente: de pleno desenvolvimento. A mudança das regras, no processo de desburocratização da liberação de alvarás, ocorrida no início do governo, facilitou para que esse número fosse alcançado, “Hoje, a prefeitura analisa apenas os índices urbanísticos e não mais, os detalhes das obras”, destaca o Secretário de Planejamento e Habitação, Cláudio Franke. A média de emissão de alvarás de construção antes desse governo era de pouco mais de 700 documentos por ano. Com vários programas e projetos de incentivo à moradia e à construção civil, o município cresce e o reflexo disso, está na quantidade de obras em execução por toda a cidade. Todo esse movimento acaba gerando também, novas oportunidades de emprego e de geração de renda.

O Governo Municipal vem através das obras de infraestrutura, segurança e mobilidade, potencializando o crescimento de Santa Rosa e dessa forma, atraindo pessoas, empresas e indústrias para se fixarem aqui. O Prefeito Anderson Mantei, reforça que estes resultados são fruto de um trabalho de gestão que envolve todas as secretarias e que está transformando Santa Rosa, em uma cidade cada vez melhor para se viver, “Nosso município está sendo estruturado para continuar avançando e crescendo a cada ano. Estamos vivendo um momento de constante evolução, onde as pessoas estão vendo na nossa cidade, um lugar ideal para viver, com boas oportunidades de trabalho e de qualidade de vida”.

O Programa Habitacional Santa Rosa Verde e Amarela também contribuiu para o aumento no número de alvarás emitidos. Os cidadãos aprovados no programa recebem um subsídio de R$ 18 mil, pagos pela prefeitura, para a entrada da aquisição de um imóvel. “O programa facilitou o acesso ao sonho da casa própria e está sendo muito bem aceito. Hoje já temos mais de 230 casas encaminhadas pelo nosso programa Santa Rosa Verde e Amarela”, ressalta Cláudio Franke. Um investimento de mais de R$ 4 milhões de recursos próprios do município. No programa, são aceitos financiamentos habitacionais, casa ou apartamento, de até R$ 220 mil. A prefeitura já efetuou o pagamento de 152 contratos e 86 processos estão em tramitação.

O alvará de construção emitido pela Prefeitura é obrigatório e certifica que a obra a ser executada está nos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente. Com certeza, 2023 será um dos anos com mais alvarás emitidos da história de Santa Rosa.