I Encontro Família Acolhedora é realizado em Santa Rosa

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social – SMDS, realizou no sábado (18), o I Encontro Família Acolhedora: disseminando cuidados. O evento aconteceu no Ginásio Pedro Deon em Cruzeiro e reuniu autoridades e as famílias envolvidas no projeto. Na oportunidade, foi realizado um bate-papo sobre a importância do programa que tem prioridade assegurada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

A ação contou com a participação do Juiz Dr. Ruggiero Rascovetzki Saciloto e da Psicóloga Cláudia Vanessa Schneider que conversaram com as famílias, junto com a equipe da secretaria. Além disso, o Sojão também esteve presente e realizou atividades lúdicas de esporte e integração com as crianças. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, destacou que foi um momento especial, de valorização e gratidão às famílias que acolhem crianças e adolescentes através do Programa Família Acolhedora, “Foi um encontro memorável repleto de afetos e de reconhecimento destas famílias que fazem parte do programa. Santa Rosa é referência na região e no Estado quando se trata do serviço de acolhimento familiar, serviço este que só é possível, devido ao comprometimento da gestão e de toda a rede de proteção das crianças e adolescentes.  Aos profissionais e famílias acolhedoras, o nosso muito obrigado”.

O Programa Família Acolhedora foi criado em Santa Rosa, através da Lei Municipal nº 5.369 de 10 de maio de 2017. O objetivo principal foi promover uma ação de proteção para crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e que mediante medida de proteção judicial, precisam ser afastadas de suas famílias biológicas. O projeto faz parte do trabalho técnico das áreas de psicologia e serviço social e é comandado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável por selecionar lares que mediante avaliação, cuidam temporariamente destas crianças. 

Skip to content