Profissionais da FUMSSAR participam de treinamento de Cinoterapia

A FUMSSAR através da equipe do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo – CMR TEAcolhe Santa Rosa, realizou uma capacitação em Cinoterapia. A atividade foi destinada aos profissionais que atuam nos serviços de saúde mental e reabilitação intelectual, no município. Participaram da formação, as equipes do CER II, Apae, Cerest, Afapene, CAPS AD, CAPS Novo Rumo de Santa Rosa e do Centro Regional de Referência em Autismo – CRR de Santo Ângelo. Na oportunidade, foram apresentados os conceitos da Cinoterapia, benefícios e formas de atuação.

A capacitação foi coordenada pela equipe da Apae e do CMR TEAcolhe Gramado, que junto com a Aspen (uma border collie treinada para terapia assistida por cães), demonstraram aos profissionais da FUMSSAR, métodos terapêuticos utilizados com os usuários. A Coordenadora do CMR TEAcolhe Santa Rosa e Gerente da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, a psicóloga, Flávia Albuquerque, destacou que o objetivo da formação é a implementação e aprimoramento da cinoterapia nos serviços de saúde mental e reabilitação intelectual do município, “O profissional de saúde ao utilizar o animal como recurso terapêutico, possui como um dos principais benefícios, o estabelecimento mais rápido e eficaz do vínculo com o paciente, principalmente para aqueles que por algum motivo possuem dificuldades de comunicação e expressão, como crianças autistas, esquizofrênicos e pessoas com fobias”.

A terapia assistida por cães ou cinoterapia, é um método terapêutico que se utiliza do contato com cachorros para complementar e/ou facilitar o tratamento de pacientes. Neste caso, os cães atuam como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais. Através dessa terapia surgem aspectos que beneficiam em grande escala a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, pois esta técnica aumenta o estímulo social, melhora o estímulo táctil e promove o bem-estar físico.