Modelo de Gestão de Santa Rosa é referência para o México

O Prefeito Anderson Mantei, recebeu na tarde desta terça-feira (10), a visita de uma comitiva da cidade de San Marcos, no México. As autoridades foram recebidas na Prefeitura, onde puderam conhecer a infraestrutura do serviço público de Santa Rosa. O objetivo do encontro foi apresentar para os mexicanos, o projeto “Cidades Inteligentes” e o modelo de gestão do município que tem sido destaque dentro e fora do país.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer além do prédio administrativo da prefeitura, algumas secretarias e pontos turísticos de Santa Rosa. O Prefeito Anderson Mantei deus às boas-vindas aos visitantes e destacou que a ação colabora para o desenvolvimento das duas cidades, “Ficamos honrados em receber autoridades de outro país que vieram até Santa Rosa para conhecer e entender nosso modelo de gestão que está sendo baseado em desburocratização, incorporação de novas tecnologias – cidades inteligentes e no planejamento estratégico. Nossa cidade tem avançado em muitas áreas e quem vem de fora chega aqui e encontra um local próspero, bonito, limpo, organizado e com qualidade de vida para a população”.

Nesta quarta-feira (11), a comitiva foi até à FUMSSAR, para conhecer a organização do Sistema de Saúde de Santa Rosa. Durante a reunião no Palácio Municipal, o prefeito de San Marcos, Tomás Hernández Palma, destacou o interesse que o município possui de conhecer as iniciativas que são desenvolvidas em Santa Rosa, “Queremos trabalhar esse conceito de “Cidades Inteligentes” em San Marcos. Temos muitas riquezas naturais, mas falta estruturar melhor o turismo. Por isso, precisamos de aliados e somar esforços. Estamos aqui, pois é uma oportunidade excelente de compartilhar experiências e aprender com os projetos realizados pelo Governo de Santa Rosa”.

Uma agenda com um cronograma de atividades foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia em parceria com a Unijuí. Ao longo da semana, os visitantes vão ter acesso às tecnologias e metodologias de gestão das Secretarias: de Educação, Gestão Estratégica, Planejamento, FUMSSAR e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia. Além do trabalho desenvolvido junto à Prefeitura, eles foram recebidos também pelo Sicredi, Hospital Vida e Saúde e Stara.

Fazem parte também da comitiva de San Marcos, o assessor de turismo, Carlos Gallegos García; o diretor de Desenvolvimento Urbano e Ecologia Municipal, Enrique Garibo Hernandez e o professor da Universidade de Cambridge, Carlos Molina, acompanhados pelo estudante mexicano do Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Arturo Dina Valente.