FUMSSAR realiza o II Fórum da Rede de Atenção Psicossocial em Santa Rosa

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realizou nesta terça-feira, 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, o II Fórum da Rede de Atenção Psicossocial. A ação foi realizada no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e foi transmitida ao vivo pela plataforma Youtube. Mais de 700 pessoas (530 de forma presencial e 210 online) de 55 municípios participaram do evento. A atividade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e representantes de instituições que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial de Santa Rosa – RAPS.

As políticas públicas e estratégias para um atendimento qualificado de saúde mental, foram alguns dos temas debatidos. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou que este assunto é urgente e precisa ser discutido em rede, na busca de melhorar cada vez mais o serviço, “As pessoas têm buscado saber mais sobre saúde mental. Todos nós temos ao nosso redor, no nosso círculo de amizades e familiares, algum conhecido que já passou ou está passando por algum transtorno de ansiedade, sofrimento, etc. O Fórum é um espaço para promover a discussão entre todos os serviços da rede de assistência em saúde mental e uma excelente oportunidade para a troca de experiências e para reforçar a importância do cuidado além de físico, emocional e psicológico”.

O evento teve a participação online da Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann que parabenizou a Fundação de Saúde e a gestão municipal pela realização do evento, “É um prazer participar, mesmo que distante, de um evento como este que trata de um tema tão sensível e necessário, como é a saúde mental”. Ainda na abertura, foi realizada uma apresentação pelos grupos de música do CAPS AD Movimento e CAPS II Novo Rumo. A programação do evento conta com diversos palestrantes, profissionais especializados que atuam na área de saúde mental. O Prefeito Anderson Mantei, trouxe uma saudação e ressaltou a importância do tema, “É um assunto importantíssimo, pois sabemos que cada dia mais, crianças, jovens, adultos e idosos têm procurado o serviço de saúde mental. Somos uma cidade privilegiada, pois temos um Estado, uma região e um município que investe em programas e serviços voltados para promover a saúde integral dos nossos cidadãos”.

O fórum segue sendo realizado e transmitido na parte da tarde, com diversas palestras voltadas ao tema da saúde mental. Interessados em assistir o conteúdo, podem acessar o canal: @macrorregionalteasantarosa6891 e acompanhar a programação.