Abertura da 24ª Oktoberfest foi realizada em Santa Rosa

Na noite de sexta-feira (06), aconteceu no bairro Central, a solenidade de abertura da 24ª Oktoberfest Santa Rosa. A atividade é considerada a maior festa alemã da região noroeste e é realizada em homenagem à colonização alemã. A expectativa para este ano é receber cerca de 20 mil visitantes nos 10 dias de programação. O primeiro dia da festa foi marcado por uma Noite Solidária, com animação da Banda Indústria Musical. Na ocasião, parte do valor dos ingressos foi destinado para entidades do município.

O evento conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Educação e Cultura. Na oportunidade, foram realizadas diversas apresentações musicais e danças típicas que valorizam a cultura germânica. O Prefeito Anderson Mantei, parabenizou a comissão organizadora e anunciou que o Governo Municipal vai dar continuidade às obras de fechamento da Rua Coberta, “Este é um espaço muito importante, de valorização da cultura. Vamos dar início ao projeto para finalizar a Rua Coberta e assim, proporcionar mais infraestrutura para esta grande festa e tantas outras que acontecem aqui”.

Nesta edição do evento, a prefeitura em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, investiu R$ 78 mil para auxiliar na contratação de bandas musicais, grupos folclóricos, grupos teatrais, apresentações culturais, ações educativas, locação de brinquedos, equipamentos de sonorização, iluminação e estruturas de palco. Os recursos do Estado são oriundos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS e fazem parte de um edital para fomento de projetos municipais na realização de eventos culturais populares, no qual Santa Rosa foi contemplada. Foram destinados para a Oktoberfest, R$ 62 mil da Secretaria de Cultura – SEDAC RS e R$ 16 mil, de contrapartida do município.

A festa celebra as tradições alemãs, como a dança, a música, os trajes típicos e a gastronomia. Confira a seguir os casais presidentes e soberanas do evento. Presidentes: Luis Carlos Volkmer e Cleusa Volkmer e Antônio Carlos Volkweis e Irene Marli Strieder Volkweis. Soberanas – Rainha: Pâmela Caroline Schiwe; 1ª Princesa: Natália Kamien e 2ª Princesa: Melissa Andréia Escher. A 24ª Oktoberfest Santa Rosa acontece até o dia 15 de outubro, no bairro Central – Vila Oliveira.