FUMSSAR realiza formatura do Curso Saúde com Agente

A Prefeitura de Santa Rosa através da Fundação Municipal de Saúde – FUMSSAR, realizou na tarde desta quarta-feira (27), a solenidade de formatura do Curso Saúde com Agente. A ação aconteceu no Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEP e contou com a presença do Vice-Prefeito Aldemir Ulrich.  Ao todo, 64 servidores, 46 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 18 Agentes de Combate às Endemias (ACE), concluíram uma formação técnica de qualificação profissional. O projeto Saúde com Agente é uma parceria entre a UFRGS, o Ministério da Saúde e o CONASEMS. O objetivo foi capacitar os profissionais para que possam ter um olhar apurado sobre as informações coletadas durante as visitas nas residências e, assim, melhor orientar os cidadãos.

O curso aconteceu de forma híbrida e com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. A iniciativa buscou aprimorar os indicadores de saúde, a qualidade dos serviços prestados na Atenção Primária e a capacidade de resposta do SUS aos usuários. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou que a ação reforça também, o reconhecimento da importância dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, que desempenham um papel crucial como educadores para a cidadania em saúde, “Estamos sempre buscando ofertar novas oportunidades de capacitação para os nossos servidores e profissionais, para que possam atuar de forma mais qualificada na prevenção, promoção e cuidado com a saúde e o bem-estar da comunidade”.

A capacitação teve carga horária de 1.275 horas, 10 meses de duração. Na oportunidade, o Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, parabenizou os formandos, “Adquirir conhecimento nos torna melhores profissionais, o que resulta em uma gestão pública mais eficiente e quem ganha é a nossa comunidade. A partir de agora, vocês vão estar muito mais bem preparados para desenvolver esse trabalho tão importante para promover a saúde da população”. Após a fala das autoridades, foi realizada a entrega dos certificados aos concluintes do Curso Saúde com Agente e realizada uma confraternização.