Prefeitura apresenta dados do Radar Turístico realizado em Santa Rosa

Fomentar o potencial do turismo em Santa Rosa, tem sido um dos objetivos do Governo Municipal, desde o início de 2021. Nesta terça-feira (19), foi apresentado os dados do Radar Turístico realizado no município. Um diagnóstico sobre o atual cenário e as potencialidades a serem exploradas para promover ações que fortaleçam este setor como um dos eixos da economia. A ação faz parte de uma das etapas de construção do Plano Municipal de Turismo contratado pela prefeitura através do SEBRAE. A atividade ocorreu no auditório do Palácio 14 de Julho e contou com a participação de integrantes do COMTUR, autoridades e convidados que atuam diretamente na área, incluindo hotéis, pousadas, agroindústrias, agências, transportadoras, entre outros.

O Radar Turístico fornece as avaliações das condições, do posicionamento e das oportunidades turísticas do município. O documento foi elaborado pela Unisinos, empresa contratada pelo Sebrae. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, destacou que este foi mais um passo dado para a construção do Plano Municipal de Turismo, “Queremos ampliar as perspectivas para o turismo em Santa Rosa e com isso, atrair novos empreendimentos, investimentos e turistas para a nossa cidade e região”. O diagnóstico foi apresentado pela pesquisadora do Instituto de Pesquisa de Mercado – Unisinos, Francielle Daudt e foi construído a partir da aplicação de questionários, onde diversos itens foram analisados. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, ressaltou que os dados apresentados já demonstram cenários de investimentos que podem ser explorados pela Administração Municipal, “Firmamos uma parceria com o SEBRAE RS, na qual o Radar do Turismo é um dos produtos adquiridos pelo município, com a intenção de mapear quais projetos estão sendo realizados hoje e de que maneira o poder público pode incentivar e fomentar avanços. É um estudo que leva em consideração diversos contextos para apresentar caminhos possíveis de serem construídos”.

O levantamento apontou alguns pontos fortes de Santa Rosa, entre eles, do município possuir o título de Berço Nacional da Soja, o que pode apoiar a definição de um posicionamento e criação de produtos turísticos nesse sentido. Além disso, foi destacado o perfil voluntário de Santa Rosa, com a presença de associações e entidades voltadas ao desenvolvimento econômico e turístico do município, assim como, pelos cidadãos envolvidos nos grandes eventos e feiras da cidade. Outro ponto de vantagem, é a proximidade do município com a Argentina, assim como da região turística Rota Missões, que favorece o fluxo e intercâmbio turístico com essas localidades.

Outros destaques foram: boa sinalização urbana e turística (pórticos, letreiros, murais), que favorecem a percepção de receptividade turística do munícipio. Oferta de hospedagem satisfatória, que atende a requisitos gerais de qualidade, assim como boa oferta gastronômica, que já atrai visitantes ao município especificamente por conta desta oferta e um bom número de atrativos naturais, históricos e culturais com bom potencial de exploração turística.